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Título: Efeito de vídeo educacional no conhecimento, atitude e prática sobre a vacinação contra o papilomavírus humano : ensaio clínico randomizado
Autor(es): INTERAMINENSE, Iris Nayara da Conceição Souza
Palavras-chave: Tecnologia educacional; Conhecimentos, atitudes e prática em saúde; Infecções por Papillomavirus; Vacinação; Enfermagem; Ensaio clínico
Data do documento: 24-Fev-2022
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: INTERAMINENSE, Iris Nayara da Conceição Souza. Efeito de vídeo educacional no conhecimento, atitude e prática sobre a vacinação contra o papilomavírus humano: ensaio clínico randomizado. 2022. Tese (Doutorado em Enfermagem) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: Ações educativas desenvolvidas pelo enfermeiro podem contribuir no enfrentamento do papilomavírus humano. Assim, o objetivo desta tese foi avaliar o efeito do vídeo educacional “É hora de se proteger com a vacina contra o HPV” no conhecimento, na atitude e na prática de escolares (crianças e adolescentes) e pais. Ensaio clínico controlado randomizado, desenvolvido em escolas públicas do Distrito Sanitário IV de Recife-PE, de outubro de 2020 a novembro de 2021. Foram acompanhados 92 pais e 110 escolares, distribuídos em grupo controle e grupo de intervenção. Construíram-se um inquérito conhecimento, atitude e prática e um inquérito conhecimento e atitude, pré-teste e pós-teste, com base em conceitos sobre a temática; no vídeo educacional; em revisão integrativa fundamentada em 44 estudos; além de documentos nacionais e internacionais. Os instrumentos foram validados para conteúdo, com 22 juízes, e avaliados quanto à semântica, com dez pais e 20 escolares, sendo calculados o teste binomial e o Content Validity Index. As etapas da coleta de dados foram: 1) Aplicação do pré-teste nos dois grupos; 2) Intervenção com o vídeo educacional para o grupo de intervenção; 3) Aplicação do pós-teste, nos grupos, com sete e 30 dias após a intervenção. A análise do conhecimento, da atitude e da prática considerou as medianas dos escores do pré- teste e do pós-teste. Na comparação entre os grupos, utilizou-se o teste de Mann-Whitney e, dentro do mesmo grupo, o teste de Wilcoxon. A revisão integrativa evidenciou que crianças, adolescentes, pais e professores do ensino fundamental possuem conhecimento sobre a vacina contra o HPV, acreditam que a vacinação é importante e tem atitudes positivas, sendo a prática vacinal efetuada sob várias influências. Na validação de conteúdo dos instrumentos, alguns itens das três seções foram insatisfatórios (recomendado índice >0,85), apesar de obterem índices globais >0,94. Na análise semântica, houve boa avaliação dos pais; para os escolares, quatro itens mostraram valores abaixo do esperado. Ambos tiveram índices globais adequados. No estudo experimental, o conhecimento dos genitores teve diferença estatística significante entre os grupos, sete dias e 30 dias (p<0,001), com mediana dos escores maiores para o grupo de intervenção. A atitude não apresentou diferença estatística significante entre eles nos três momentos. Na prática vacinal, a mediana foi maior para o grupo de intervenção no 30o dia, sem diferença estatística significante entre os grupos. Para escolares, as medianas dos escores de conhecimento foram maiores no grupo de intervenção, com diferença estatística significante no 7o dia e 30o dia (p<0,001 entre os grupos). A atitude não revelou diferença estatística significante ao compará-los nas fases do estudo. Dentro dos grupos, entre momento basal e 30o dia, houve aumento estatisticamente significante das medianas dos escores de conhecimento, atitude (exceto no grupo controle dos estudantes) e prática, que também mostrou diferença estatística significante entre sete e 30 dias. O vídeo educacional contribuiu para aumento dos escores de conhecimento de escolares (crianças e adolescentes) e pais do grupo de intervenção, com maior cobertura vacinal da primeira dose, consistindo em uma ferramenta válida para promoção da saúde junto à escola.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55591
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Enfermagem

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