Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55591
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LEAL, Luciana Pedrosa | - |
dc.contributor.author | INTERAMINENSE, Iris Nayara da Conceição Souza | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-25T19:19:32Z | - |
dc.date.available | 2024-03-25T19:19:32Z | - |
dc.date.issued | 2022-02-24 | - |
dc.identifier.citation | INTERAMINENSE, Iris Nayara da Conceição Souza. Efeito de vídeo educacional no conhecimento, atitude e prática sobre a vacinação contra o papilomavírus humano: ensaio clínico randomizado. 2022. Tese (Doutorado em Enfermagem) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55591 | - |
dc.description.abstract | Ações educativas desenvolvidas pelo enfermeiro podem contribuir no enfrentamento do papilomavírus humano. Assim, o objetivo desta tese foi avaliar o efeito do vídeo educacional “É hora de se proteger com a vacina contra o HPV” no conhecimento, na atitude e na prática de escolares (crianças e adolescentes) e pais. Ensaio clínico controlado randomizado, desenvolvido em escolas públicas do Distrito Sanitário IV de Recife-PE, de outubro de 2020 a novembro de 2021. Foram acompanhados 92 pais e 110 escolares, distribuídos em grupo controle e grupo de intervenção. Construíram-se um inquérito conhecimento, atitude e prática e um inquérito conhecimento e atitude, pré-teste e pós-teste, com base em conceitos sobre a temática; no vídeo educacional; em revisão integrativa fundamentada em 44 estudos; além de documentos nacionais e internacionais. Os instrumentos foram validados para conteúdo, com 22 juízes, e avaliados quanto à semântica, com dez pais e 20 escolares, sendo calculados o teste binomial e o Content Validity Index. As etapas da coleta de dados foram: 1) Aplicação do pré-teste nos dois grupos; 2) Intervenção com o vídeo educacional para o grupo de intervenção; 3) Aplicação do pós-teste, nos grupos, com sete e 30 dias após a intervenção. A análise do conhecimento, da atitude e da prática considerou as medianas dos escores do pré- teste e do pós-teste. Na comparação entre os grupos, utilizou-se o teste de Mann-Whitney e, dentro do mesmo grupo, o teste de Wilcoxon. A revisão integrativa evidenciou que crianças, adolescentes, pais e professores do ensino fundamental possuem conhecimento sobre a vacina contra o HPV, acreditam que a vacinação é importante e tem atitudes positivas, sendo a prática vacinal efetuada sob várias influências. Na validação de conteúdo dos instrumentos, alguns itens das três seções foram insatisfatórios (recomendado índice >0,85), apesar de obterem índices globais >0,94. Na análise semântica, houve boa avaliação dos pais; para os escolares, quatro itens mostraram valores abaixo do esperado. Ambos tiveram índices globais adequados. No estudo experimental, o conhecimento dos genitores teve diferença estatística significante entre os grupos, sete dias e 30 dias (p<0,001), com mediana dos escores maiores para o grupo de intervenção. A atitude não apresentou diferença estatística significante entre eles nos três momentos. Na prática vacinal, a mediana foi maior para o grupo de intervenção no 30o dia, sem diferença estatística significante entre os grupos. Para escolares, as medianas dos escores de conhecimento foram maiores no grupo de intervenção, com diferença estatística significante no 7o dia e 30o dia (p<0,001 entre os grupos). A atitude não revelou diferença estatística significante ao compará-los nas fases do estudo. Dentro dos grupos, entre momento basal e 30o dia, houve aumento estatisticamente significante das medianas dos escores de conhecimento, atitude (exceto no grupo controle dos estudantes) e prática, que também mostrou diferença estatística significante entre sete e 30 dias. O vídeo educacional contribuiu para aumento dos escores de conhecimento de escolares (crianças e adolescentes) e pais do grupo de intervenção, com maior cobertura vacinal da primeira dose, consistindo em uma ferramenta válida para promoção da saúde junto à escola. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Conhecimentos, atitudes e prática em saúde | pt_BR |
dc.subject | Infecções por Papillomavirus | pt_BR |
dc.subject | Vacinação | pt_BR |
dc.subject | Enfermagem | pt_BR |
dc.subject | Ensaio clínico | pt_BR |
dc.title | Efeito de vídeo educacional no conhecimento, atitude e prática sobre a vacinação contra o papilomavírus humano : ensaio clínico randomizado | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | PONTES, Cleide Maria | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6541096363579554 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9684162595235171 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Enfermagem | pt_BR |
dc.description.abstractx | Educational actions developed by nurses can contribute to fighting the human papillomavirus. Thus, the objective of this thesis was to to evaluate the effect of the educational video “It's time to protect yourself with the HPV vaccine” on the knowledge, attitude and practice of students (children and adolescents) and parents. Randomized controlled clinical trial, developed in public schools in the Sanitary District IV of Recife-PE, from October 2020 to November 2021. 92 parents and 110 students were followed up, allocated into a control group and an intervention group. A knowledge, attitude and practice survey and a knowledge and attitude survey, pre-test and post-test, were constructed, based on concepts on the subject; in the educational video; in an integrative review based on 44 studies; as well as national and international documents. The instruments were validated for content, with 22 experts, and evaluated for semantics, with ten parents and 20 students, using the binomial test and the Content Validity Index. The steps of data collection were: 1) Application of the pre-test in both groups; 2) Intervention with the educational video for the intervention group; 3) Application of the post-test, in the groups, with seven and 30 days after the intervention. The analysis of knowledge, attitude and practice considered the medians of the pre-test and post-test scores. In the comparison between the groups, the Mann-Whitney test was used and, within the same group, the Wilcoxon test. The integrative review showed that children, adolescents, parents and elementary school teachers have knowledge about the HPV vaccine, believe that vaccination is important and have positive attitudes, and the vaccination practice is carried out under various influences. In the instrument content validation, some items in the three sections were unsatisfactory (recommended index >0.85), despite obtaining global indexes >0.94. In the semantic analysis, there was a good evaluation by the parents; for students, four items showed values below the expected. Both had adequate global indices. In the experimental study, the knowledge of the parents had a statistically significant difference between the groups, seven days and 30 days (p<0.001), with median scores higher for the intervention group. Attitude did not present a statistically significant difference between them in the three moments. In vaccination practice, the median was higher for the intervention group on the 30th day, with no statistically significant difference between the groups. For students, the median knowledge scores were higher in the intervention group, with a statistically significant difference on the 7th and 30th days (p<0.001 between groups). Attitude did not reveal a statistically significant difference when comparing them in the phases of the study. Within the groups, between baseline and the 30th day, there was a statistically significant increase in the median scores for knowledge, attitude (except in the control group of students) and practice, which also showed a statistically significant difference between seven and 30 days. The educational video contributed to an increase in the knowledge scores of students (children and adolescents) and parents in the intervention group, with greater vaccination coverage of the first dose, consisting of a valid tool for health promotion at the school. | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/6187315012848657 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Enfermagem |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Iris Nayara da Conceição Souza Interaminense.pdf | 6,39 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons