Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55382
Comparte esta pagina
Título : | As contribuições da Neurociência Cognitiva para a educação inclusiva :mapeamento bibliográfico em revistas científicas nacionais |
Autor : | SILVA, Mauro Rafael Pereira da |
Palabras clave : | neurociência cognitiva; neuroeducação; neuroplasticidade; educação inclusiva. |
Fecha de publicación : | 29-nov-2023 |
Citación : | SILVA, Mauro Rafael Pereira da. As contribuições da Neurociência Cognitiva para a educação Inclusiva: mapeamento bibliográfico em revistas científicas nacionais. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso ( Pedagogia)- Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Resumen : | Esta pesquisa tem como objetivo mapear publicações nacionais, em revistas especializadas em educação inclusiva, que abordam as contribuições da neurociência cognitiva entre 2012 e 2022. Foram analisadas quatro revistas digitais sobre educação inclusiva, de abrangência nacional, de referência, sendo elas: Brasileiras Revista de Educação Especial; Revista Educação Especial (UFSM); Revista Diálogos e Perspectivas na Educação Especial; Revista Educação Inclusiva da Universidade Estadual da Paraíba (REIN-UEPB). Os resultados indicam que, entre 1.420 artigos publicados, apenas 8 (menos de 1%) são sobre o tema desta pesquisa. Entre os artigos selecionados, houve contribuições da pesquisa neurocognitiva para a prática docente, prática clínica e prática especializada. Por fim, conclui-se que há resistência ou desconhecimento nas investigações das neurociências a respeito do processo de ensino-aprendizagem de pessoas com deficiência e a falta de diálogo entre educação e neurociência nos debates acadêmicos. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55382 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_MAURO_RAFAELPEREIRA_DA_SILVA.docx.pdf | 310,14 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons