Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55382

Compartilhe esta página

Título: As contribuições da Neurociência Cognitiva para a educação inclusiva :mapeamento bibliográfico em revistas científicas nacionais
Autor(es): SILVA, Mauro Rafael Pereira da
Palavras-chave: neurociência cognitiva; neuroeducação; neuroplasticidade; educação inclusiva.
Data do documento: 29-Nov-2023
Citação: SILVA, Mauro Rafael Pereira da. As contribuições da Neurociência Cognitiva para a educação Inclusiva: mapeamento bibliográfico em revistas científicas nacionais. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso ( Pedagogia)- Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Esta pesquisa tem como objetivo mapear publicações nacionais, em revistas especializadas em educação inclusiva, que abordam as contribuições da neurociência cognitiva entre 2012 e 2022. Foram analisadas quatro revistas digitais sobre educação inclusiva, de abrangência nacional, de referência, sendo elas: Brasileiras Revista de Educação Especial; Revista Educação Especial (UFSM); Revista Diálogos e Perspectivas na Educação Especial; Revista Educação Inclusiva da Universidade Estadual da Paraíba (REIN-UEPB). Os resultados indicam que, entre 1.420 artigos publicados, apenas 8 (menos de 1%) são sobre o tema desta pesquisa. Entre os artigos selecionados, houve contribuições da pesquisa neurocognitiva para a prática docente, prática clínica e prática especializada. Por fim, conclui-se que há resistência ou desconhecimento nas investigações das neurociências a respeito do processo de ensino-aprendizagem de pessoas com deficiência e a falta de diálogo entre educação e neurociência nos debates acadêmicos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55382
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_MAURO_RAFAELPEREIRA_DA_SILVA.docx.pdf310,14 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons