Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55371

Compartilhe esta página

Título: Uso da lei de Newcomb-Benford para detecção de anomalias em bases de dados: uma análise experimental das despesas pela cota para exercício da atividade parlamentar
Autor(es): SANTOS JÚNIOR, Ricardo Ferreira dos
Palavras-chave: Lei de Newcomb-Benford; Desvio Absoluto Médio; Cota para despesas parlamentar
Data do documento: 15-Mai-2022
Citação: SANTOS JÚNIOR, Ricardo Ferreira dos. Uso da lei de Newcomb-Benford para detecção de anomalias em bases de dados: uma análise experimental das despesas pela cota para exercício da atividade parlamentar. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Sistemas de Informação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: Em razão do crescimento exponencial de dados, emergiu a necessidade de mudanças nos métodos de verificação de sua autenticidade, com destaque nas relações de confiança nos dados que se encontram, principalmente, em bases abertas. O principal critério para propor a criação desta nova ferramenta se consolidou com a apropriação de uma técnica de distribuição de dígitos, principalmente, utilizada na área de detecção de fraudes contábeis, baseado, em suma, nas probabilidades de ocorrência de números iniciados por dígitos menores são superiores às probabilidades de ocorrência de números iniciados por dígitos mais elevados, fenômeno este denominado por Newcomb (1881) e Benford (1938), da Lei de Newcomb-Benford, dando início, portanto, a uma mudança nos novos paradigmas das relações contábeis. A realização deste trabalho emerge da necessidade de avaliação de possíveis divergências nas despesas atribuídas a cada parlamentar por meio de uma cota destinada a custear despesas típicas do exercício do seu mandato, despesas encontradas no portal de dados abertos da Câmara dos Deputados Federais, onde esperou-se verificar se existe ou não conformidade das bases com a Lei de Newcomb-Benford. A partir da análise do conjunto de dados disponibilizados pela Câmara dos Deputados, concluiu-se que nem todos os dados estavam em conformidade com a Lei de Newcomb-Benford, de acordo com a análise estatística do Desvio Absoluto Médio.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55371
Aparece nas coleções:(TCC) - Sistemas da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Ricardo Ferreira dos Santos Junior.pdf1,36 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons