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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55339
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Título: | Flex-as : estratégia didática para o ensino de ciências nas perspectivas da aprendizagem significativa crítica e da flexibilidade cognitiva |
Autor(es): | OLIVEIRA, José Antônio Bezerra de |
Palavras-chave: | Didática; Ciência - Estudo e ensino; Ensino básico |
Data do documento: | 13-Dez-2023 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | OLIVEIRA, José Antônio Bezerra. Flex-as: estratégia didática para o ensino de ciências nas perspectivas da aprendizagem significativa crítica e da flexibilidade cognitiva. 2023. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | A partir do anseio de promover aprendizagens mais significativas e críticas no ensino de ciências na Educação Básica via flexibilização conhecimento construído por seus estudantes, esta pesquisa teve como objetivo investigar a convergência entre a Teoria da Aprendizagem Significativa, sua perspectiva crítica (ASC) e a Teoria da Flexibilidade Cognitiva para fomentar o desenvolvimento de uma estratégia didática que promova aprendizagens significativas e críticas no ensino de ciências da Educação Básica. Essa pesquisa classifica-se como teórica, analítica e de desenvolvimento, e a base para a elaboração dessa foi concebida a partir dos pressupostos teóricos das teorias da Aprendizagem Significativa, Aprendizagem Significativa Crítica e Flexibilidade Cognitiva. A partir da análise dos princípios dessas teorias, foram identificados pontos de convergência entre elas, denominados descritores. Esses descritores foram: Ênfase na Construção do Conhecimento, Relevância do Conhecimento Prévio, Enfoque na Compreensão Profunda, Aprendizagem Contextualizada e Progressividade da Aprendizagem. A fim de aplicar este novo constructo teórico, utilizou-se esses descritores na criação de uma estratégia didática para o ensino de ciências. A estratégia elaborada foi nomeada de FLEX-AS, que é constituída de quatro momentos: Planejamento, Ambientação, Vivência e Avaliação. Tais momentos foram caracterizados e fundamentados teórico-metodologicamente. O momento de Vivência é formado por cinco etapas, com potencial para um desenvolvimento progressivo da aprendizagem de forma significativa e flexível via diversas ações didáticas indicadas. Após a caracterização teórico-metodológica da FLEX-AS, é apresentada uma proposta para a aplicação dessa estratégia para o ensino de Biologia e elencadas perspectivas futuras acerca a utilização da estratégia em cenários educativos. As reflexões acerca da elaboração da FLEX-AS revelam a viabilidade conceitual da integração das teorias que embasaram a estratégia, indicando uma abordagem em prol do desenvolvimento de aprendizagens mais significativas e críticas a um patamar menos teórico, mais aplicado e, portanto, mais funcional para os docentes. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55339 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Educação Matemática e Tecnológica |
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