Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55339
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CAVALCANTE, Patrícia Smith | - |
dc.contributor.author | OLIVEIRA, José Antônio Bezerra de | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-04T19:46:05Z | - |
dc.date.available | 2024-03-04T19:46:05Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-13 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, José Antônio Bezerra. Flex-as: estratégia didática para o ensino de ciências nas perspectivas da aprendizagem significativa crítica e da flexibilidade cognitiva. 2023. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55339 | - |
dc.description.abstract | A partir do anseio de promover aprendizagens mais significativas e críticas no ensino de ciências na Educação Básica via flexibilização conhecimento construído por seus estudantes, esta pesquisa teve como objetivo investigar a convergência entre a Teoria da Aprendizagem Significativa, sua perspectiva crítica (ASC) e a Teoria da Flexibilidade Cognitiva para fomentar o desenvolvimento de uma estratégia didática que promova aprendizagens significativas e críticas no ensino de ciências da Educação Básica. Essa pesquisa classifica-se como teórica, analítica e de desenvolvimento, e a base para a elaboração dessa foi concebida a partir dos pressupostos teóricos das teorias da Aprendizagem Significativa, Aprendizagem Significativa Crítica e Flexibilidade Cognitiva. A partir da análise dos princípios dessas teorias, foram identificados pontos de convergência entre elas, denominados descritores. Esses descritores foram: Ênfase na Construção do Conhecimento, Relevância do Conhecimento Prévio, Enfoque na Compreensão Profunda, Aprendizagem Contextualizada e Progressividade da Aprendizagem. A fim de aplicar este novo constructo teórico, utilizou-se esses descritores na criação de uma estratégia didática para o ensino de ciências. A estratégia elaborada foi nomeada de FLEX-AS, que é constituída de quatro momentos: Planejamento, Ambientação, Vivência e Avaliação. Tais momentos foram caracterizados e fundamentados teórico-metodologicamente. O momento de Vivência é formado por cinco etapas, com potencial para um desenvolvimento progressivo da aprendizagem de forma significativa e flexível via diversas ações didáticas indicadas. Após a caracterização teórico-metodológica da FLEX-AS, é apresentada uma proposta para a aplicação dessa estratégia para o ensino de Biologia e elencadas perspectivas futuras acerca a utilização da estratégia em cenários educativos. As reflexões acerca da elaboração da FLEX-AS revelam a viabilidade conceitual da integração das teorias que embasaram a estratégia, indicando uma abordagem em prol do desenvolvimento de aprendizagens mais significativas e críticas a um patamar menos teórico, mais aplicado e, portanto, mais funcional para os docentes. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Didática | pt_BR |
dc.subject | Ciência - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Ensino básico | pt_BR |
dc.title | Flex-as : estratégia didática para o ensino de ciências nas perspectivas da aprendizagem significativa crítica e da flexibilidade cognitiva | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | AQUINO, Kátia Aparecida da Silva | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7503250496205583 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2517625255352224 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologica | pt_BR |
dc.description.abstractx | From the desire to promote more meaningful and critical learning in science education in Basic Education through the flexibility of knowledge constructed by its students, this research aimed to investigate the convergence between the Theory of Meaningful Learning, its critical perspective, and the Theory of Cognitive Flexibility to foster the development of a didactic strategy that promotes significant and critical learning in science education at the Basic Education level. This research is classified as theoretical, analytical, and developmental, and the basis for its development was conceived from the theoretical assumptions of the theories of Meaningful Learning, Critical Meaningful Learning, and Cognitive Flexibility. Through the analysis of the principles of these theories, points of convergence between them were identified, termed descriptors. These descriptors were: Emphasis on Knowledge Construction, Relevance of Prior Knowledge, Focus on Deep Understanding, Contextualized Learning, and Progressiveness of Learning. To apply this new theoretical construct, these descriptors were used in the creation of a didactic strategy for science education. The developed strategy was named FLEX-AS, consisting of four moments: Planning, Immersion, Experience, and Evaluation. These moments were characterized and theoretically and methodologically grounded. The Experience moment consists of five stages, with the potential for progressive development of learning in a significant and flexible manner through various suggested didactic actions. After the theoretical and methodological characterization of FLEX-AS, a proposal for the application of this strategy to Biology education is presented, and future perspectives regarding the use of the strategy in educational scenarios are outlined. Reflections on the development of FLEX-AS reveal the conceptual viability of integrating the theories that underpinned the strategy, indicating an approach towards the development of more meaningful and critical learning to a less theoretical, more applied, and thus more functional level for teachers. | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/2139448380426938 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Educação Matemática e Tecnológica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE José Antônio Bezerra de Oliveira.pdf | 2,1 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons