Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55323

Compartilhe esta página

Título: Impacto da expansão e interiorização das universidades federais : evidências para o estado de Pernambuco por meio do método de controle sintético
Autor(es): DUARTE, Silvia Patrícia da Silva
Palavras-chave: Interiorização do ensino; Ensino superior; Desenvolvimento rural
Data do documento: 25-Set-2023
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: DUARTE, Silvia Patrícia da Silva. Impacto da expansão e interiorização das universidades federais: evidências para o estado de Pernambuco por meio do método de controle sintético. 2023. Tese (Doutorado em Economia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: O sistema de ensino superior brasileiro apresenta, ao longo de sua história, uma descontinuidade de sua relação com o estado, cujas transformações sempre estiveram vinculadas à transformação político-institucional do país. Na história recente, esse segmento de ensino vem passando por constantes transformações, principalmente, nas últimas duas décadas. Destaca-se entre as mudanças ocorridas desde então, o processo de expansão e interiorização das universidades federais ocorrido desde 2003. É esperado que a chegada de uma universidade/campus universitário em determinada localidade seja capaz de gerar mudanças na região, uma vez que essas instituições são vetores relevantes no tocante à promoção do desenvolvimento local e regional. Diante disso, o presente estudo investigou os impactos observados nos municípios do estado de Pernambuco que receberam um campus universitário da UFPE e da UFRPE. Empiricamente, a pesquisa concentra-se em três municípios: Caruaru, Garanhuns e Serra Talhada. Para tal, utilizou-se o método de controle sintético que consiste na construção de uma unidade sintética para cada município tratado a partir de uma combinação de outros municípios que tenham características observáveis semelhantes à unidade que recebeu a intervenção da política. As variáveis analisadas no presente estudo como fatores de mudança com a chegada da instituição, foram PIB, Remuneração Média Nominal e Empregos Formais, cujas principais fontes de dados foram o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Relação Anual de Informações Sociais (RAIS). Com efeito, os resultados encontrados sugerem o processo de interiorização e expansão das instituições de ensino superior federal trouxe efeitos positivos sobre a economia local. Apesar das limitações do estudo, é evidente a importância da política para o desenvolvimento das regiões e sua área de atuação.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55323
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Economia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Silvia Patrícia da Silva Duarte.pdf3,55 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons