Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55323

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRAMOS, Francisco de Sousa-
dc.contributor.authorDUARTE, Silvia Patrícia da Silva-
dc.date.accessioned2024-03-04T14:13:06Z-
dc.date.available2024-03-04T14:13:06Z-
dc.date.issued2023-09-25-
dc.identifier.citationDUARTE, Silvia Patrícia da Silva. Impacto da expansão e interiorização das universidades federais: evidências para o estado de Pernambuco por meio do método de controle sintético. 2023. Tese (Doutorado em Economia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55323-
dc.description.abstractO sistema de ensino superior brasileiro apresenta, ao longo de sua história, uma descontinuidade de sua relação com o estado, cujas transformações sempre estiveram vinculadas à transformação político-institucional do país. Na história recente, esse segmento de ensino vem passando por constantes transformações, principalmente, nas últimas duas décadas. Destaca-se entre as mudanças ocorridas desde então, o processo de expansão e interiorização das universidades federais ocorrido desde 2003. É esperado que a chegada de uma universidade/campus universitário em determinada localidade seja capaz de gerar mudanças na região, uma vez que essas instituições são vetores relevantes no tocante à promoção do desenvolvimento local e regional. Diante disso, o presente estudo investigou os impactos observados nos municípios do estado de Pernambuco que receberam um campus universitário da UFPE e da UFRPE. Empiricamente, a pesquisa concentra-se em três municípios: Caruaru, Garanhuns e Serra Talhada. Para tal, utilizou-se o método de controle sintético que consiste na construção de uma unidade sintética para cada município tratado a partir de uma combinação de outros municípios que tenham características observáveis semelhantes à unidade que recebeu a intervenção da política. As variáveis analisadas no presente estudo como fatores de mudança com a chegada da instituição, foram PIB, Remuneração Média Nominal e Empregos Formais, cujas principais fontes de dados foram o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Relação Anual de Informações Sociais (RAIS). Com efeito, os resultados encontrados sugerem o processo de interiorização e expansão das instituições de ensino superior federal trouxe efeitos positivos sobre a economia local. Apesar das limitações do estudo, é evidente a importância da política para o desenvolvimento das regiões e sua área de atuação.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectInteriorização do ensinopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento ruralpt_BR
dc.titleImpacto da expansão e interiorização das universidades federais : evidências para o estado de Pernambuco por meio do método de controle sintéticopt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3788130127583093pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1190610699976105pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Economiapt_BR
dc.description.abstractxThe Brazilian higher education system presents, throughout its history, a discontinuity in its relationship with the state, whose transformations have always been linked to the political- institutional transformation of the country. In recent history, this teaching segment has undergone constant transformations, especially in the last two decades. Among the changes that have occurred since then, the process of expansion and internalization of federal universities that has occurred since 2003 stands out. It is expected that the arrival of a university/university campus in a given location will be capable of generating changes in the region, since these institutions They are relevant vectors when it comes to promoting local and regional development. Given this, the present study investigated the impacts observed in municipalities in the state of Pernambuco that received a university campus from UFPE and UFRPE. Empirically, the research focuses on three municipalities: Caruaru, Garanhuns and Serra Talhada. To this end, the synthetic control method was used, which consists of building a synthetic unit for each municipality treated from a combination of other municipalities that have observable characteristics similar to the unit that received the policy intervention. The variables analyzed in the present study as factors of change with the arrival of the institution were GDP, Average Nominal Remuneration and Formal Employment, whose main data sources were the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE) and the Annual Social Information List (RAIS). Indeed, the results found suggest the process of internalization and expansion of federal higher education institutions brought positive effects on the local economy. Despite the limitations of the study, the importance of the policy for the development of regions and their area of activity is evident.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Economia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Silvia Patrícia da Silva Duarte.pdf3,55 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons