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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55313
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Título: | Por uma didática decolonial: epistemologia e contradições |
Autor(es): | FRANCO, Maria Amélia Santoro |
Palavras-chave: | Didática; Decolonização; Formação de professores; Escola pública |
Data do documento: | Mar-2022 |
Citação: | FRANCO, Maria Amélia Santoro. Por uma didática decolonial: epistemologia e contradições. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 48, n. 1, p. 1-22, 7 mar. 2022. |
Abstract: | Esta pesquisa foi realizada em 2019 e teve a finalidade de responder à questão: qual a didática para a escola básica pública em tempos tão adversos? Utilizou-se como metodologia o bilan de savoir, em sua perspectiva crítica e participativa, com 150 docentes de escola pública, trezentos questionários, três entrevistas, dois grupos de diálogo e uma visita guiada por docentes a duas escolas públicas. Após dupla triangulação e interpretações coletivas, comprovou-se que os dados oferecem indícios de que a didática está associada ao fenômeno ensino, mas que, no entanto, a compreensão e a prática desse fenômeno se cristalizam como atividades dissonantes e desvinculadas das necessidades e urgências do momento atual. O trabalho identifica seis componentes dessa dissonância como contradições internas e recomenda que os cursos de formação insistam na presença da didática em uma concepção decolonial e em práticas que busquem ensinar o ensino para os futuros docentes. As contradições encontradas foram: 1. A contradição pedagógica: uma teoria de ensino ou uma teoria da formação? 2. A contradição ontológica: ensino requer relações verticais ou participativas? 3. A contradição prática: didática que quer ensinar versus didática que não pode ensinar. 4. A contradição epistêmica: o aluno não quer aprender; o professor não pode ensinar; o professor quer ensinar, o aluno não consegue aprender. 5. Contradição conceitual: o professor que ensina? 0 aluno que aprende? 6. Contradição ética: enquanto ensino, do meu jeito, do meu modo, excluo gentes; excluo alunos. |
Descrição: | Todas as notas se encontram ao final do texto |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55313 |
Aparece nas coleções: | Artigo - Ciências Humanas |
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FRANCO. Por uma didática decolonial. p. 1-22.pdf Acesso restrito | 199,3 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Item embargado |
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