Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55294

Comparte esta pagina

Título : Intérprete educacional como mediador intermitente na educação de surdos
Autor : FERREIRA, Lídia Marques
Palabras clave : Aluno surdo; Educação de surdos; intérprete educacional
Fecha de publicación : 27-oct-2022
Citación : FERREIRA, Lídia Marques. Intérprete educacional como mediador intermitente na educação de surdos. 2022. 19 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras-Libras - Licenciatura, Centro de Artes e Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Resumen : Tendo em vista que o Intérprete Educacional assume um papel diretamente ligado ao ensino de alunos surdos, podendo favorecer em seu aprendizado, pesquisa-se sobre o Intérprete Educacional e o ensino inclusivo, a fim de descrever as contribuições desse profissional no que tange proporcionar aos surdos o direito à educação de qualidade, em nosso trabalho, partiremos da descrição das Leis e as funções do Intérprete de Libras para inclusão educacional dos surdos; da identificação da relação do Intérprete de Libras educacional com a escola e da análise de como as suas atribuições favorecem as condições de oferta do ensino inclusivo adequado aos surdos. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica descritiva de caráter exploratório. Para alcance dos resultados verificaram-se: A Lei de Diretrizes e Bases Brasileira (Lei 9.394/96), e a Lei nº 14.191, de 3 de agosto de 2021 abordando sobre a educação dos surdos, e nos referimos aos autores Quadros (2004), Lacerda (2006; 2008), Monteiro (2019), da mesma forma os documentos: Lei de Libras (10.436/2002) e o Decreto de Lei 5.626/2005, que abordam sobre até onde pode alcançar as atribuições do Intérprete Educacional.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55294
Aparece en las colecciones: (TCC) - Letras - Libras

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Lídia Marques Ferreira.pdf193,19 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons