Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55294
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | BARROS, Ana Cláudia Barbosa de Lima | - |
dc.contributor.author | FERREIRA, Lídia Marques | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-29T15:16:18Z | - |
dc.date.available | 2024-02-29T15:16:18Z | - |
dc.date.issued | 2022-10-27 | - |
dc.date.submitted | 2024-01-08 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Lídia Marques. Intérprete educacional como mediador intermitente na educação de surdos. 2022. 19 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras-Libras - Licenciatura, Centro de Artes e Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55294 | - |
dc.description.abstract | Tendo em vista que o Intérprete Educacional assume um papel diretamente ligado ao ensino de alunos surdos, podendo favorecer em seu aprendizado, pesquisa-se sobre o Intérprete Educacional e o ensino inclusivo, a fim de descrever as contribuições desse profissional no que tange proporcionar aos surdos o direito à educação de qualidade, em nosso trabalho, partiremos da descrição das Leis e as funções do Intérprete de Libras para inclusão educacional dos surdos; da identificação da relação do Intérprete de Libras educacional com a escola e da análise de como as suas atribuições favorecem as condições de oferta do ensino inclusivo adequado aos surdos. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica descritiva de caráter exploratório. Para alcance dos resultados verificaram-se: A Lei de Diretrizes e Bases Brasileira (Lei 9.394/96), e a Lei nº 14.191, de 3 de agosto de 2021 abordando sobre a educação dos surdos, e nos referimos aos autores Quadros (2004), Lacerda (2006; 2008), Monteiro (2019), da mesma forma os documentos: Lei de Libras (10.436/2002) e o Decreto de Lei 5.626/2005, que abordam sobre até onde pode alcançar as atribuições do Intérprete Educacional. | pt_BR |
dc.format.extent | 19 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Aluno surdo | pt_BR |
dc.subject | Educação de surdos | pt_BR |
dc.subject | intérprete educacional | pt_BR |
dc.title | Intérprete educacional como mediador intermitente na educação de surdos | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/2188539958841843 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5327432846770332 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DL) - Departamento de Letras | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Libras | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Letras - Libras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Lídia Marques Ferreira.pdf | 193,19 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons