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Título : A perspectiva habermasiana dos processos educativos : a teoria do agir comunicativo como fundamento para a reflexão sobre religiões no âmbito do Colégio Santa Helena
Autor : RINCOSKI FILHO, Antonio Oziris
Palabras clave : Filosofia; Agir comunicativo; Consenso (Filosofia); Tolerância
Fecha de publicación : 19-dic-2022
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : RINCOSKI FILHO, Antonio Oziris. A perspectiva habermasiana dos processos educativos: a teoria do agir comunicativo como fundamento para a reflexão sobre religiões no âmbito do Colégio Santa Helena. 2022. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Resumen : Esta pesquisa busca apresentar uma proposta de solução para a crise com que a educação e a escola brasileiras são afetadas. Crise parece ser a palavra da moda, mas fato é que nós, educadores, precisamos romper com toda forma de limitação ao projeto emancipatório que tem na educação sua linha de frente. Com a finalidade de responder a questão: “Pode a teoria do agir comunicativo de Jürgen Habermas contribuir para uma educação emancipadora que promova uma reflexão sobre as religiões na esfera pública?”, trabalhamos o texto produzido em três momentos. No primeiro capítulo, discorremos sobre os principais pontos da Teoria do Agir Comunicativo de Jürgen Habermas apresentando as distinções entre a racionalidade instrumental e a racionalidade comunicativa. Continuamos neste capítulo explorando a reviravolta linguístico-pragmática com que Habermas opera a mudança do paradigma da relação sujeito-objeto para a relação sujeito-sujeito, o que representa uma verdadeira revolução copernicana. A seguir, descrevemos os conceitos de mundo da vida, sistema e o fenômeno da colonização daquele por este. No capítulo segundo, relacionamos a obra habermasiana com as questões educativas. Enfatizamos as críticas á recepção da obra do autor na academia brasileira pontuando que o mesmo não possui obra específica sobre o tema. Por este motivo, a seção posterior tem como objetivo trazer os antecedentes habermasianos na educação, cujos textos de Kant, Horkheimer e Adorno são imprescindíveis para a compreensão do que a teoria estudada oferece á educação. Na última parte deste segundo capítulo, os conceitos de emancipação, consciência e consenso presentes na teoria habermasiana são descritos sob a ótica educativa, com vistas a busca de superação dos entraves e patologias ocasionadas pela visão instrumental de uma educação bancária. No terceiro capítulo, descrevemos nossa proposta de intervenção consistente na utilização de ferramentas do método qualitativo para a promoção de uma reflexão sobre as religiões a partir do referencial teórico da teoria do agir comunicativo no Colégio Santa Helena, em Olinda/PE.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55230
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado Profissional – Filosofia

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