Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55230
Comparte esta pagina
Título : | A perspectiva habermasiana dos processos educativos : a teoria do agir comunicativo como fundamento para a reflexão sobre religiões no âmbito do Colégio Santa Helena |
Autor : | RINCOSKI FILHO, Antonio Oziris |
Palabras clave : | Filosofia; Agir comunicativo; Consenso (Filosofia); Tolerância |
Fecha de publicación : | 19-dic-2022 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | RINCOSKI FILHO, Antonio Oziris. A perspectiva habermasiana dos processos educativos: a teoria do agir comunicativo como fundamento para a reflexão sobre religiões no âmbito do Colégio Santa Helena. 2022. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. |
Resumen : | Esta pesquisa busca apresentar uma proposta de solução para a crise com que a educação e a escola brasileiras são afetadas. Crise parece ser a palavra da moda, mas fato é que nós, educadores, precisamos romper com toda forma de limitação ao projeto emancipatório que tem na educação sua linha de frente. Com a finalidade de responder a questão: “Pode a teoria do agir comunicativo de Jürgen Habermas contribuir para uma educação emancipadora que promova uma reflexão sobre as religiões na esfera pública?”, trabalhamos o texto produzido em três momentos. No primeiro capítulo, discorremos sobre os principais pontos da Teoria do Agir Comunicativo de Jürgen Habermas apresentando as distinções entre a racionalidade instrumental e a racionalidade comunicativa. Continuamos neste capítulo explorando a reviravolta linguístico-pragmática com que Habermas opera a mudança do paradigma da relação sujeito-objeto para a relação sujeito-sujeito, o que representa uma verdadeira revolução copernicana. A seguir, descrevemos os conceitos de mundo da vida, sistema e o fenômeno da colonização daquele por este. No capítulo segundo, relacionamos a obra habermasiana com as questões educativas. Enfatizamos as críticas á recepção da obra do autor na academia brasileira pontuando que o mesmo não possui obra específica sobre o tema. Por este motivo, a seção posterior tem como objetivo trazer os antecedentes habermasianos na educação, cujos textos de Kant, Horkheimer e Adorno são imprescindíveis para a compreensão do que a teoria estudada oferece á educação. Na última parte deste segundo capítulo, os conceitos de emancipação, consciência e consenso presentes na teoria habermasiana são descritos sob a ótica educativa, com vistas a busca de superação dos entraves e patologias ocasionadas pela visão instrumental de uma educação bancária. No terceiro capítulo, descrevemos nossa proposta de intervenção consistente na utilização de ferramentas do método qualitativo para a promoção de uma reflexão sobre as religiões a partir do referencial teórico da teoria do agir comunicativo no Colégio Santa Helena, em Olinda/PE. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55230 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado Profissional – Filosofia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Antonio Oziris Rincoski Filho.pdf Artículo embargado hasta 2026-02-21 | 499,85 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Item embargoed |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons