Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55230

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMENEZES, Anderson de Alencar-
dc.contributor.authorRINCOSKI FILHO, Antonio Oziris-
dc.date.accessioned2024-02-28T16:32:03Z-
dc.date.available2024-02-28T16:32:03Z-
dc.date.issued2022-12-19-
dc.identifier.citationRINCOSKI FILHO, Antonio Oziris. A perspectiva habermasiana dos processos educativos: a teoria do agir comunicativo como fundamento para a reflexão sobre religiões no âmbito do Colégio Santa Helena. 2022. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55230-
dc.description.abstractEsta pesquisa busca apresentar uma proposta de solução para a crise com que a educação e a escola brasileiras são afetadas. Crise parece ser a palavra da moda, mas fato é que nós, educadores, precisamos romper com toda forma de limitação ao projeto emancipatório que tem na educação sua linha de frente. Com a finalidade de responder a questão: “Pode a teoria do agir comunicativo de Jürgen Habermas contribuir para uma educação emancipadora que promova uma reflexão sobre as religiões na esfera pública?”, trabalhamos o texto produzido em três momentos. No primeiro capítulo, discorremos sobre os principais pontos da Teoria do Agir Comunicativo de Jürgen Habermas apresentando as distinções entre a racionalidade instrumental e a racionalidade comunicativa. Continuamos neste capítulo explorando a reviravolta linguístico-pragmática com que Habermas opera a mudança do paradigma da relação sujeito-objeto para a relação sujeito-sujeito, o que representa uma verdadeira revolução copernicana. A seguir, descrevemos os conceitos de mundo da vida, sistema e o fenômeno da colonização daquele por este. No capítulo segundo, relacionamos a obra habermasiana com as questões educativas. Enfatizamos as críticas á recepção da obra do autor na academia brasileira pontuando que o mesmo não possui obra específica sobre o tema. Por este motivo, a seção posterior tem como objetivo trazer os antecedentes habermasianos na educação, cujos textos de Kant, Horkheimer e Adorno são imprescindíveis para a compreensão do que a teoria estudada oferece á educação. Na última parte deste segundo capítulo, os conceitos de emancipação, consciência e consenso presentes na teoria habermasiana são descritos sob a ótica educativa, com vistas a busca de superação dos entraves e patologias ocasionadas pela visão instrumental de uma educação bancária. No terceiro capítulo, descrevemos nossa proposta de intervenção consistente na utilização de ferramentas do método qualitativo para a promoção de uma reflexão sobre as religiões a partir do referencial teórico da teoria do agir comunicativo no Colégio Santa Helena, em Olinda/PE.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectAgir comunicativopt_BR
dc.subjectConsenso (Filosofia)pt_BR
dc.subjectTolerânciapt_BR
dc.titleA perspectiva habermasiana dos processos educativos : a teoria do agir comunicativo como fundamento para a reflexão sobre religiões no âmbito do Colégio Santa Helenapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6776075507145026pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3996757440963288pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Filosofiapt_BR
dc.description.abstractxThis research seeks to presente a propostal for a solution to the crisis with which brasilian education and schools are affected. Crisis seems to be buzzword, but the fact is that we, educators, need to break with all forms of limitation to the emancipatory Project that has education as its front line. In order to answer the question: “Can Jurgen Habermas’s theory of communicative action contribute to na emancipatory eeducation that promotes reflection on religions in the public sphere?”, we worked on the text produced in three moments. In the firs chapter, we discuss the main point of Jurgen Habermas ́s Theory of Communicative Action, presenting the distinctions between instrumental rationality ans communicative rationality. We continue in this chapteer by exploring the linguistic-pragmatic turnaround with which Habermas operates the paradigma shift from the subject-object relationship to the subject-subject relationship, which representes a true Copernican revolution. Next, we describe the concepts of lifeworld system and the colonization phenomenon of the former by later. In the second chapter, we relate Habermas ́ work to educational issues. We emphasize the criticismo of the reception of the author ́s work in the brazilian academy, pointing out that he does not have a specific work on the subject. For this reason, the later section aims to bring the Habermasian antecedentes in education, whose texts by Kant, Horkheimer and Adorno are essential for understanding what the studied theory offers to education. In the last part of this second chpater, the concepts of emancipation, understanding ans consensus, so dear to Habermasian theory, are described from na educational perspective, with a view to overcoming the obstacles and pathologies caused by the instrumental view of banking education. In te third chapter, we describe our intervention proposal consisting of the use of qualitative method tools to promote a reflection on religions from the theoretical framewok of the theory of communicative action as Colégio Santa Helena, In Olinda/PE.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado Profissional – Filosofia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Antonio Oziris Rincoski Filho.pdf
  Artículo embargado hasta 2026-02-21
499,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir     Item embargoed


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons