Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55154

Share on

Title: Conteúdos e competências para o ensino BPM em cursos de computação: um estudo de mapeamento sistemático
Authors: NOBRE, Matheus Ribeiro Brant
Keywords: Gestão de Processos de Negócios; Ensino; Revisão sistemática de literatura
Issue Date: 20-Dec-2023
Citation: NOBRE, Matheus Ribeiro Brant. Conteúdos e competências para o ensino BPM em cursos de computação: um estudo de mapeamento sistemático. 62 p. 2023.
Abstract: A crescente demanda do mercado de trabalho por profissionais capacitados em Business Process Management (BPM) destaca a importância de alinhar as habilidades técnicas dos profissionais às exigências das organizações. A disparidade identificada entre esses requisitos e as competências disponíveis demonstram uma lacuna significativa, suscitando a necessidade premente de uma investigação aprofundada sobre o conteúdo e as competências essenciais para o ensino de BPM. Diante desse contexto, o presente trabalho propõe-se a realizar uma revisão sistemática de literatura, buscando não apenas preencher essa lacuna de conhecimento, mas também contribuir substancialmente para a compreensão do atual cenário acadêmico da gestão de processos. Além de proporcionar uma análise crítica das tendências e lacunas existentes na literatura, esta revisão oferece insights valiosos que podem ser aplicados para aprimorar o ensino na área de BPM. A expectativa é que os resultados obtidos possam informar a melhor capacitação dos profissionais, alinhando-as efetivamente às necessidades dinâmicas e específicas do mercado em termos de gestão eficiente de processos de negócios, promovendo, assim, uma integração mais eficaz entre teoria e prática nos contextos acadêmico e profissional.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55154
Appears in Collections:(TCC) - Sistemas da Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Matheus Ribeiro Brant Nobre.pdf620,19 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons