Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55154

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorVILELA, Jessyka Flavyanne Ferreira-
dc.contributor.authorNOBRE, Matheus Ribeiro Brant-
dc.date.accessioned2024-02-19T22:42:49Z-
dc.date.available2024-02-19T22:42:49Z-
dc.date.issued2023-12-20-
dc.date.submitted2024-02-05-
dc.identifier.citationNOBRE, Matheus Ribeiro Brant. Conteúdos e competências para o ensino BPM em cursos de computação: um estudo de mapeamento sistemático. 62 p. 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55154-
dc.description.abstractA crescente demanda do mercado de trabalho por profissionais capacitados em Business Process Management (BPM) destaca a importância de alinhar as habilidades técnicas dos profissionais às exigências das organizações. A disparidade identificada entre esses requisitos e as competências disponíveis demonstram uma lacuna significativa, suscitando a necessidade premente de uma investigação aprofundada sobre o conteúdo e as competências essenciais para o ensino de BPM. Diante desse contexto, o presente trabalho propõe-se a realizar uma revisão sistemática de literatura, buscando não apenas preencher essa lacuna de conhecimento, mas também contribuir substancialmente para a compreensão do atual cenário acadêmico da gestão de processos. Além de proporcionar uma análise crítica das tendências e lacunas existentes na literatura, esta revisão oferece insights valiosos que podem ser aplicados para aprimorar o ensino na área de BPM. A expectativa é que os resultados obtidos possam informar a melhor capacitação dos profissionais, alinhando-as efetivamente às necessidades dinâmicas e específicas do mercado em termos de gestão eficiente de processos de negócios, promovendo, assim, uma integração mais eficaz entre teoria e prática nos contextos acadêmico e profissional.pt_BR
dc.format.extent62 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGestão de Processos de Negóciospt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectRevisão sistemática de literaturapt_BR
dc.titleConteúdos e competências para o ensino BPM em cursos de computação: um estudo de mapeamento sistemáticopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1767569428249392pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttps://lattes.cnpq.br/7665018774077845pt_BR
dc.description.abstractxThe increasing demand in the job market for professionals skilled in Business Process Management (BPM) underscores the importance of aligning the technical skills of professionals with organizational requirements. The identified disparity between these requirements and available competencies highlights a significant gap, prompting the pressing need for in-depth investigation into the content and essential competencies for BPM education. In this context, the present work aims to conduct a systematic literature review, not only to address this knowledge gap but also to substantially contribute to understanding the current academic landscape of Business Process Management. In addition to providing a critical analysis of trends and gaps in the literature, this review offers valuable insights that can be applied to enhance education in the field of BPM. The expectation is that the obtained results can inform better professional training, effectively aligning them with the dynamic and specific needs of the market in terms of efficient business process management. This, in turn, promotes a more effective integration between theory and practice in both academic and professional contexts.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Exatas e da Terra::Ciência da Computaçãopt_BR
dc.degree.departamentCentro de Informáticapt_BR
dc.degree.graduationSistemas de Informaçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcid0009-0000-0471-9280pt_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Sistemas da Computação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Matheus Ribeiro Brant Nobre.pdf620,19 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons