Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55112

Compartilhe esta página

Título: MATEMÁTICA DO PROFESSOR: uma análise dos discursos de alguns licenciandos.
Autor(es): SANTANA, Letícia Maria de
Palavras-chave: 3+1; Licenciatura; Formação de professores; Currículo; Conhecimentos essenciais
Data do documento: 21-Dez-2023
Citação: SANTANA, Letícia Maria de. MATEMÁTICA DO PROFESSOR: uma análise dos discursos de alguns licenciandos. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática – Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
Abstract: Ao longo da história das licenciaturas marcados por diversos momentos, o currículo desses cursos esteve ligado ao bacharelado, especialmente o dos cursos de licenciatura em matemática. Apesar de mudanças curriculares terem acontecidos e das diretrizes curriculares serem atualizadas, podemos perceber um engessamento, prendendo as licenciaturas ainda ao seu formato inicial, muito tecnicista e pouco didático pedagógico. A partir disso, esta pesquisa se desenvolve, levantando questionamentos acerca do currículo da Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Pernambuco no Campus Acadêmico do Agreste. Trazendo como problema central: quais conhecimentos, de acordo com um grupo de licenciandos, são essenciais para contribuir na formação do professor de matemática em um curso de licenciatura? E a partir deste problema se desenvolve o objetivo geral: investigar o que os licenciandos compreendem como essencial para a formação do professor de matemática em um curso de licenciatura. Para isso ancoramos esse trabalho nas pesquisas de Moreira (2012), Moreira e Ferreira (2013), Junqueira e Manrique (2013), Pimenta e Lima (2006), Gatti (2014), Tardif (2012), entre outros autores. Afim de alcançar os objetivos desenvolvemos a pesquisa a partir de um questionário, aplicado com grupo de 12 licenciandos da UFPE-CAA, que estavam cursando a disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso II. Por fim, podemos perceber que alguns discentes conseguiram refletir sobre sua formação e pensar possibilidades para melhoria do curso, enquanto outros acreditam que o curso é completo e consegue corresponder as suas expectativas, ao mesmo tempo que, entram em contradição quando questionados em situações especificas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55112
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - LETÍCIA SANTANA.pdf590,38 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons