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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55077
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Título : | Associação entre participação nas aulas de educação física e atendimento às recomendações de atividade física, comportamento sedentário e sono |
Autor : | NASCIMENTO, Eriany França do |
Palabras clave : | Adolescentes; Atividade Física; Estilo de Vida Saudável |
Fecha de publicación : | 29-sep-2023 |
Citación : | NASCIMENTO, Eriany França da. Associação entre participação nas aulas de educação física e atendimento às recomendações de atividade física, comportamento sedentário e sono. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Resumen : | Atividade Física, comportamento sedentário e sono são comportamentos de movimentos essenciais para a manutenção do estilo de vida ativo. Segundo as diretrizes canadenses e a Organização mundial de saúde para ter benefícios adicionais à saúde, os adolescentes devem estar envolvido durante um período de 24 horas em: 60 minutos por dia de atividade física com intensidade de moderada a vigorosa, que estejam limitados a duas horas por dia em tempo de tela recreacional (seja assistindo televisão, jogando videogame ou utilizando a internet no computador) e que acumule uma duração de sono de 8 a 10 horas por dia, entretanto o número de adolescentes que atendem a essas recomendações é muito baixo. Nesse contexto, diferentes estudos indicam que a participação nas aulas de Educação Física está positivamente associada à prática de atividade física, e poucos estudos analisaram a associação com o comportamento sedentário e sono. O objetivo do estudo é investigar a associação entre a participação nas aulas de Educação Física e o atendimento às recomendações de atividade física, comportamento sedentário e sono em adolescentes. O estudo foi realizado em escolas públicas do estado de Pernambuco por meio do questionário Global Student Health Survey (GSHS), participaram do estudo adolescentes de 14 a 17 anos. A análise estatística foi feita por meio de teste qui-quadrado e regressão logística. O presente estudo identificou uma associação estatisticamente positiva entre participação nas aulas de Educação Física e atendimento às recomendações de atividade física (OR:1,95;IC 95%:1,47-2,58), e não se associou a recomendação de comportamento sedentário(OR:0,90;IC 95%:0,45-1,77) e sono (OR: 1,26; IC 95%: 0,96-1,66). Nesse contexto fica evidente a importância das aulas de Educação Física visto que o atendimento a recomendação de Atividade física influencia no atendimento das outras recomendações. Percebe-se a necessidade de políticas públicas e intervenções que busquem incentivar o adolescente a participar das aulas e adotar um estilo de vida ativo e saudável através do atendimento às recomendações de atividade física, comportamento sedentário e sono. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55077 |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Educação Física (Licenciatura) |
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