Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55077

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorQUEIROZ, Daniel da Rocha-
dc.contributor.authorNASCIMENTO, Eriany França do-
dc.date.accessioned2024-02-08T12:44:15Z-
dc.date.available2024-02-08T12:44:15Z-
dc.date.issued2023-09-29-
dc.date.submitted2024-02-05-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Eriany França da. Associação entre participação nas aulas de educação física e atendimento às recomendações de atividade física, comportamento sedentário e sono. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55077-
dc.description.abstractAtividade Física, comportamento sedentário e sono são comportamentos de movimentos essenciais para a manutenção do estilo de vida ativo. Segundo as diretrizes canadenses e a Organização mundial de saúde para ter benefícios adicionais à saúde, os adolescentes devem estar envolvido durante um período de 24 horas em: 60 minutos por dia de atividade física com intensidade de moderada a vigorosa, que estejam limitados a duas horas por dia em tempo de tela recreacional (seja assistindo televisão, jogando videogame ou utilizando a internet no computador) e que acumule uma duração de sono de 8 a 10 horas por dia, entretanto o número de adolescentes que atendem a essas recomendações é muito baixo. Nesse contexto, diferentes estudos indicam que a participação nas aulas de Educação Física está positivamente associada à prática de atividade física, e poucos estudos analisaram a associação com o comportamento sedentário e sono. O objetivo do estudo é investigar a associação entre a participação nas aulas de Educação Física e o atendimento às recomendações de atividade física, comportamento sedentário e sono em adolescentes. O estudo foi realizado em escolas públicas do estado de Pernambuco por meio do questionário Global Student Health Survey (GSHS), participaram do estudo adolescentes de 14 a 17 anos. A análise estatística foi feita por meio de teste qui-quadrado e regressão logística. O presente estudo identificou uma associação estatisticamente positiva entre participação nas aulas de Educação Física e atendimento às recomendações de atividade física (OR:1,95;IC 95%:1,47-2,58), e não se associou a recomendação de comportamento sedentário(OR:0,90;IC 95%:0,45-1,77) e sono (OR: 1,26; IC 95%: 0,96-1,66). Nesse contexto fica evidente a importância das aulas de Educação Física visto que o atendimento a recomendação de Atividade física influencia no atendimento das outras recomendações. Percebe-se a necessidade de políticas públicas e intervenções que busquem incentivar o adolescente a participar das aulas e adotar um estilo de vida ativo e saudável através do atendimento às recomendações de atividade física, comportamento sedentário e sono.pt_BR
dc.format.extent69p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAdolescentespt_BR
dc.subjectAtividade Físicapt_BR
dc.subjectEstilo de Vida Saudávelpt_BR
dc.titleAssociação entre participação nas aulas de educação física e atendimento às recomendações de atividade física, comportamento sedentário e sonopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8032089540696411pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5673831264022461pt_BR
dc.description.abstractxPhysical activity, sedentary behavior and sleep are essential movement behaviors for maintaining an active lifestyle. According to Canadian guidelines and the World Health Organization for additional health benefits, adolescents must engage during a 24-hour period in: 60 minutes per day of physical activity of moderate to vigorous intensity, which is limited to two hours per day in recreational screen time (whether watching television, playing video games or using the internet on the computer) and accumulating a sleep duration of 8 to 10 hours per day, however the number of adolescents who meet these recommendations is very low. In this context, different studies indicate that participation in Physical Education classes is positively associated with the practice of physical activity, and few studies have analyzed the association with sedentary behavior and sleep. The objective of the study is to investigate the association between participation in Physical Education classes and compliance with recommendations for physical activity, sedentary behavior and sleep in adolescents. The study was carried out in public schools in the state of Pernambuco using the Global Student Health Survey (GSHS) questionnaire. Adolescents aged 14 to 17 participated in the study. Statistical analysis was performed using the chi-square test and logistic regression. The present study identified a statistically positive association between participation in Physical Education classes and compliance with physical activity recommendations (OR:1.95; 95% CI:1.47-2.58), and was not associated with behavioral recommendations sedentary (OR:0.90; 95% CI:0.45-1.77) and sleep (OR: 1.26; 95% CI: 0.96-1.66). In this context, the importance of Physical Education classes becomes evident since meeting the Physical Activity recommendation influences meeting other recommendations. There is a perceived need for public policies and interventions that seek to encourage adolescents to participate in classes and adopt an active and healthy lifestyle by complying with recommendations for physical activity, sedentary behavior and sleep.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CCS-DEF) - Departamento de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC ERIANY FRANÇA 2024.pdf9,34 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons