Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55075

Share on

Title: A dimensão metodológica da aula: revisitando a organização pedagógica do trabalho docente
Authors: ALMEIDA, Luana Costa
Keywords: organização do trabalho pedagógico; metodologia de ensino; aula
Issue Date: 2002
Citation: ALMEIDA, Luana Costa. A dimensão metodológica da aula: revisitando a organização pedagógica do trabalho docente. Pro-Posições, São Paulo, v. 33, n. 1, p. 1-23, 2022
Abstract: O presente ensaio propõe uma reflexão sobre a dimensão metodológica na organização do trabalho pedagógico, retomando o debate sobre a constituição da aula e do lugar da tríade professor-aluno-conhecimento no processo. Mobilizado pelo relato de uma professora do [quarto] ano do ensino fundamental, indaga o lugar e o papel das escolhas metodológicas na organização do trabalho pedagógico docente, assumindo-as como constitutivas do par dialético conteúdo-forma. Distante de apresentar propostas ou enaltecer a experiência relatada, o texto busca problematizar os contornos que dão forma às decisões metodológicas da aula como reflexão necessária para delimitar a ação docente, dentro da potencialidade do que, inspirado em Freire (1996), convencionou-se chamar de “inacabamento criativo professoral”. Defende-se que, ao assumir concepções críticas, o professor é convidado a protagonizar, com seus estudantes, um processo de construção que exige a abertura para o inesperado possível, porém, desconhecendo o caminho, deve ter clareza do destino e abrir-se, pela dinâmica do acontecimento, a aprendizagens múltiplas na vivência constante de novos modos de caminhar, firmemente alicerçados em princípios e conteúdos.
Description: Todas as notas de rodapé se encontram ao final do texto
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55075
Appears in Collections:Artigo - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALMEIDA. A dimensão metodológica da aula. p. 1-23.pdf
  Restricted Access
620,52 kBAdobe PDFView/Open    Item embargoed


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.