Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55075

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorALMEIDA, Luana Costa-
dc.date.accessioned2024-02-07T17:18:19Z-
dc.date.available2024-02-07T17:18:19Z-
dc.date.issued2002-
dc.identifier.citationALMEIDA, Luana Costa. A dimensão metodológica da aula: revisitando a organização pedagógica do trabalho docente. Pro-Posições, São Paulo, v. 33, n. 1, p. 1-23, 2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55075-
dc.descriptionTodas as notas de rodapé se encontram ao final do textopt_BR
dc.description.abstractO presente ensaio propõe uma reflexão sobre a dimensão metodológica na organização do trabalho pedagógico, retomando o debate sobre a constituição da aula e do lugar da tríade professor-aluno-conhecimento no processo. Mobilizado pelo relato de uma professora do [quarto] ano do ensino fundamental, indaga o lugar e o papel das escolhas metodológicas na organização do trabalho pedagógico docente, assumindo-as como constitutivas do par dialético conteúdo-forma. Distante de apresentar propostas ou enaltecer a experiência relatada, o texto busca problematizar os contornos que dão forma às decisões metodológicas da aula como reflexão necessária para delimitar a ação docente, dentro da potencialidade do que, inspirado em Freire (1996), convencionou-se chamar de “inacabamento criativo professoral”. Defende-se que, ao assumir concepções críticas, o professor é convidado a protagonizar, com seus estudantes, um processo de construção que exige a abertura para o inesperado possível, porém, desconhecendo o caminho, deve ter clareza do destino e abrir-se, pela dinâmica do acontecimento, a aprendizagens múltiplas na vivência constante de novos modos de caminhar, firmemente alicerçados em princípios e conteúdos.pt_BR
dc.format.extentp 1-23pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.rightsAcessoRestritopt_BR
dc.subjectorganização do trabalho pedagógicopt_BR
dc.subjectmetodologia de ensinopt_BR
dc.subjectaulapt_BR
dc.titleA dimensão metodológica da aula: revisitando a organização pedagógica do trabalho docentept_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.rebecaBC/UFPEpt_BR
dc.description.accessibilityAcessivelpt_BR
dc.issued2024-02-
Aparece en las colecciones: Artigo - Ciências Humanas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ALMEIDA. A dimensão metodológica da aula. p. 1-23.pdf
  Acceso restringido
620,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir     Item embargoed


Este ítem está protegido por copyright original



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.