Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55075
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | ALMEIDA, Luana Costa | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-07T17:18:19Z | - |
dc.date.available | 2024-02-07T17:18:19Z | - |
dc.date.issued | 2002 | - |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, Luana Costa. A dimensão metodológica da aula: revisitando a organização pedagógica do trabalho docente. Pro-Posições, São Paulo, v. 33, n. 1, p. 1-23, 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55075 | - |
dc.description | Todas as notas de rodapé se encontram ao final do texto | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente ensaio propõe uma reflexão sobre a dimensão metodológica na organização do trabalho pedagógico, retomando o debate sobre a constituição da aula e do lugar da tríade professor-aluno-conhecimento no processo. Mobilizado pelo relato de uma professora do [quarto] ano do ensino fundamental, indaga o lugar e o papel das escolhas metodológicas na organização do trabalho pedagógico docente, assumindo-as como constitutivas do par dialético conteúdo-forma. Distante de apresentar propostas ou enaltecer a experiência relatada, o texto busca problematizar os contornos que dão forma às decisões metodológicas da aula como reflexão necessária para delimitar a ação docente, dentro da potencialidade do que, inspirado em Freire (1996), convencionou-se chamar de “inacabamento criativo professoral”. Defende-se que, ao assumir concepções críticas, o professor é convidado a protagonizar, com seus estudantes, um processo de construção que exige a abertura para o inesperado possível, porém, desconhecendo o caminho, deve ter clareza do destino e abrir-se, pela dinâmica do acontecimento, a aprendizagens múltiplas na vivência constante de novos modos de caminhar, firmemente alicerçados em princípios e conteúdos. | pt_BR |
dc.format.extent | p 1-23 | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.rights | AcessoRestrito | pt_BR |
dc.subject | organização do trabalho pedagógico | pt_BR |
dc.subject | metodologia de ensino | pt_BR |
dc.subject | aula | pt_BR |
dc.title | A dimensão metodológica da aula: revisitando a organização pedagógica do trabalho docente | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.contributor.rebeca | BC/UFPE | pt_BR |
dc.description.accessibility | Acessivel | pt_BR |
dc.issued | 2024-02 | - |
Aparece en las colecciones: | Artigo - Ciências Humanas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ALMEIDA. A dimensão metodológica da aula. p. 1-23.pdf Acceso restringido | 620,52 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Item embargoed |
Este ítem está protegido por copyright original |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.