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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55018

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Título: O Ensino de Filosofia a partir de Wittgenstein e os céticos
Autor(es): ALVES, Mateus da Silva
Palavras-chave: Ensino de Filosofia; pirronismo; neopirronismo; Sobre a Certeza; Wittgenstein
Data do documento: 28-Set-2023
Citação: ALVES, Mateus S. O Ensino de Filosofia a partir de Wittgenstein e os céticos. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Filosofia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Ensinar filosofia envolve riscos. Realizar uma experiência filosófica com estudantes do Ensino Médio significa ter um momento singular de contato entre jovens e a filosofia. Formalmente, tal atividade precisa fornecer habilidades e capacidades, mas evitando posturas conteudistas ou centrada somente nas habilidades e competências. A proposta do presente trabalho envolve inserir Wittgenstein e os céticos pirrônicos e neopirrônicos para efetivar uma experiência de sucesso com a filosofia no Ensino Médio. O texto se debruça sobre as aproximações e distanciamentos entre Wittgenstein e os céticos, passando por obras e debates bem estabelecidos para defender uma aliança. Tal aliança é possível a partir de conceitos centrais. A saber, as certezas fulcrais, de Wittgenstein e o phainómenon, dos céticos. Com a devida caracterização dos conceitos e os aproximando, são tiradas as consequências de ambos para o ensino de filosofia. Defende-se aqui que com Wittgenstein e os céticos é possível uma experiência filosófica que impõe limites, mas que não deixa de fazê-la. Tal ensino, necessariamente, envolve o cotidiano, integra a vida comum e parte do senso comum.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55018
Aparece nas coleções:(TCC) - Filosofia (Licenciatura)

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