Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55018

Share on

Title: O Ensino de Filosofia a partir de Wittgenstein e os céticos
Authors: ALVES, Mateus da Silva
Keywords: Ensino de Filosofia; pirronismo; neopirronismo; Sobre a Certeza; Wittgenstein
Issue Date: 28-Sep-2023
Citation: ALVES, Mateus S. O Ensino de Filosofia a partir de Wittgenstein e os céticos. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Filosofia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Ensinar filosofia envolve riscos. Realizar uma experiência filosófica com estudantes do Ensino Médio significa ter um momento singular de contato entre jovens e a filosofia. Formalmente, tal atividade precisa fornecer habilidades e capacidades, mas evitando posturas conteudistas ou centrada somente nas habilidades e competências. A proposta do presente trabalho envolve inserir Wittgenstein e os céticos pirrônicos e neopirrônicos para efetivar uma experiência de sucesso com a filosofia no Ensino Médio. O texto se debruça sobre as aproximações e distanciamentos entre Wittgenstein e os céticos, passando por obras e debates bem estabelecidos para defender uma aliança. Tal aliança é possível a partir de conceitos centrais. A saber, as certezas fulcrais, de Wittgenstein e o phainómenon, dos céticos. Com a devida caracterização dos conceitos e os aproximando, são tiradas as consequências de ambos para o ensino de filosofia. Defende-se aqui que com Wittgenstein e os céticos é possível uma experiência filosófica que impõe limites, mas que não deixa de fazê-la. Tal ensino, necessariamente, envolve o cotidiano, integra a vida comum e parte do senso comum.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55018
Appears in Collections:(TCC) - Filosofia (Licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Mateus da Silva Alves.pdf355,66 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons