Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55018
Share on
Title: | O Ensino de Filosofia a partir de Wittgenstein e os céticos |
Authors: | ALVES, Mateus da Silva |
Keywords: | Ensino de Filosofia; pirronismo; neopirronismo; Sobre a Certeza; Wittgenstein |
Issue Date: | 28-Sep-2023 |
Citation: | ALVES, Mateus S. O Ensino de Filosofia a partir de Wittgenstein e os céticos. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Filosofia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | Ensinar filosofia envolve riscos. Realizar uma experiência filosófica com estudantes do Ensino Médio significa ter um momento singular de contato entre jovens e a filosofia. Formalmente, tal atividade precisa fornecer habilidades e capacidades, mas evitando posturas conteudistas ou centrada somente nas habilidades e competências. A proposta do presente trabalho envolve inserir Wittgenstein e os céticos pirrônicos e neopirrônicos para efetivar uma experiência de sucesso com a filosofia no Ensino Médio. O texto se debruça sobre as aproximações e distanciamentos entre Wittgenstein e os céticos, passando por obras e debates bem estabelecidos para defender uma aliança. Tal aliança é possível a partir de conceitos centrais. A saber, as certezas fulcrais, de Wittgenstein e o phainómenon, dos céticos. Com a devida caracterização dos conceitos e os aproximando, são tiradas as consequências de ambos para o ensino de filosofia. Defende-se aqui que com Wittgenstein e os céticos é possível uma experiência filosófica que impõe limites, mas que não deixa de fazê-la. Tal ensino, necessariamente, envolve o cotidiano, integra a vida comum e parte do senso comum. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55018 |
Appears in Collections: | (TCC) - Filosofia (Licenciatura) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC Mateus da Silva Alves.pdf | 355,66 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License