Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55015

Compartilhe esta página

Título: Efeito do videogame como estratégia pedagógica para a aprendizagem do basquetebol nas aulas de educação física escolar : um ensaio clínico randomizado
Autor(es): MOURA, Thaiene Camila Beltrão
Palavras-chave: Materiais de ensino; Basquetebol; Tecnologia educacional
Data do documento: 22-Set-2023
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: MOURA, Thaiene Camila Beltrão. Efeito do videogame como estratégia pedagógica para a aprendizagem do basquetebol nas aulas de educação física escolar: um ensaio clínico randomizado. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: A aprendizagem é um processo complexo e influenciado por diversos fatores, com principal destaque para as funções executivas e os níveis motivacionais. A Educação Física é uma disciplina que enfrenta diversos desafios no processo de ensino aprendizagem e os recursos tecnológicos podem auxiliar os professores na busca para uma aprendizagem efetiva. Diante disto, o presente estudo tem o objetivo avaliar os efeitos do uso dos videogames como ferramenta de ensino para a aprendizagem do Basquetebol nas aulas de Educação Física escolar por 8 semanas sobre as funções executivas, níveis motivacionais e sobre a indicação da ocorrência de momentos marcantes durante as aulas (percepção dos escolares). Para isto, foi realizado um Ensaio Clínico Randomizado por estratos com 46 estudantes recifenses, sendo 50% (n=23) destes do sexo masculino com média de idade de 11 anos, divididos em grupo tradicional (n=24) e grupo Videogame (n=22), que participaram de 8 semanas de intervenção com sessões de 100 minutos uma vez por semana. Para a análise estatística dos dados foram realizados os testes t para amostras independentes, o teste Qui-quadrado, o teste de Mann- Whitney, o teste de Friedman, o modelo Linear generalizado (GLM), e o tamanho do efeito foi realizado através do eta ao quadrado, análises realizadas nos softwares Statistc 12 e no GraphPad Prism 9.0. Os dados qualitativos sobre a percepção dos estudantes, foram representados em forma de nuvem de palavras e foram analisados no software Orange. Os resultados indicam que não houve diferença significativa entre os grupos Tradicional e Videogame para as variáveis cognitivas (p > 0,05), de motivação (p > 0,05) e o conhecimento específico sobre o Basquetebol [F (1,44) = 0,68911]; (p=0,41) ao final de 8 semanas. Entretanto, houve aumento do conhecimento sobre o basquetebol com ambas as intervenções, observamos aumento na taxa de acertos dos participantes do grupo tradicional (43,3%) e do grupo Videogame (37,5%) quando comparados ao período pré-intervenção. Concluímos que o uso dos videogames proporcionou aumento de conhecimento sobre o conteúdo estudado com elevação semelhante as aulas tradicionais nas taxas de acertos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55015
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Thaiene Camila Beltrão Moura.pdf
  Item embargado até 2026-02-02
2,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons