Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54866

Share on

Title: O uso do simulador NAAP LABS no ensino de astronomia: uma experiência interdisciplinar com alunos do 8º ano de uma escola municipal de Caruaru - Pernambuco.
Authors: ARAUJO JUNIOR, Almir Marinho de
Keywords: Astronomia; Incidência luminosa na superfície da Terra; Movimento aparente do Sol; NAAP Labs
Issue Date: 20-Dec-2023
Citation: ARAUJO JUNIOR, Almir Marinho de. O uso do simulador NAAP LABS no ensino de astronomia: uma experiência interdisciplinar com alunos do 8º ano de uma escola municipal de Caruaru - Pernambuco. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso Licenciatura em Física - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
Abstract: A astronomia sem dúvidas causa um grande fascínio no imaginário das pessoas, e por ser tão instigante vem-se destacar a compreensão sobre a radiação luminosa quanto a incidência de luz no planeta terra. Contudo a articulação e diálogos com os grandes ancestrais gregos da antiguidade fortalecem a compreensão de como se imaginou os primeiros sistemas planetários entre as imensidões seculares. Portanto, entre retrocessos e avanços, a astronomia caminhou a se fortalecer ao pensamento dos filósofos da ciência natural e astrônomos de diversas regiões da Grécia, Babilônia, China e Egito enquanto a ciência ligada a astronomia passou por fortes restrições religiosas para alcançar sua autonomia na era moderna. Este trabalho de conclusão de curso visa uma interdisciplinaridade relacionando Física, Ciências e Astronomia para analisar como a luz incide na superfície em determinadas horas do dia para o entendimento da posição solar e dos planetas. Para isso se fez uso de programas e entre outros recursos para compreender o grau de inclinação que a luz chega à superfície terrestre. Fizemos também uma atividade e apresentação teórica em sala de aula com os alunos, para fazer-se a observação da existência de sombras de palitos de churrascos em dias posteriores por volta de 6 a 10 de setembro de 2023 no horário de meio-dia. Esta pesquisa, portanto, foi realizada com alunos do 8° ano da Escola Municipal Professor Leudo Valença localizada em Caruaru -PE. Foi observado que grande parte dos estudantes apresentou um grande nível de defasagem com relação ao conteúdo abordado nesta pesquisa. No entanto, na concepção dos estudantes, o uso do simulador NAAP Labs apresentou-se como uma ferramenta metodológica capaz de facilitar a aprendizagem de conceitos astronômicos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54866
Appears in Collections:TCC - Física - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC2 ALMIR MARINHO DE ARAUJO JUNIOR.pdf2,68 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons