Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54769
Compartilhe esta página
Título: | O uso de tecnologias na prática docente com as crianças na pré-escola : diálogos e vivências na Escola Específica de Educação Infantil – EMEI 14 Bis da Rede Municipal do Recife |
Autor(es): | HOLANDA, Renata Carneiro de |
Palavras-chave: | Pré-escola; Prática docente; Tecnologia |
Data do documento: | 4-Out-2023 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | HOLANDA, Renata Carneiro de. O uso de tecnologias na prática docente com as crianças na pré-escola: diálogos e vivências na Escola Específica de Educação Infantil – EMEI 14 Bis da Rede Municipal do Recife. 2023. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | Esta pesquisa surge de questionamentos pessoais como técnica da divisão de Educação Infantil da rede municipal de ensino do Recife, ao realizar acompanhamento e observações na Escola Específica de Educação Infantil - EMEI 14 Bis. A questão central é: quais são os usos de tecnologias na prática docente com as crianças na pré-escola? O objetivo geral é analisar os usos de tecnologias na prática docente com as crianças na pré-escola; e como objetivos específicos: identificar as formas de uso de tecnologia na prática docente e explicitar as possibilidades de experiências na prática docente com uso das tecnologias na pré-escola. Deste modo, temos a hipótese de que o uso das tecnologias na prática docente com as crianças na pré-escola proporciona que o adulto vivencie com a criança experimentações, vivências que trazem na linguagem tecnológica outras dimensões sensoriais, imagéticas, emocionais, que ampliam o planejamento e a prática docente integrada à linguagem da contemporaneidade. Dentro das reflexões acerca da prática docente, autores como Amante (2007), Moran et al. (2000) trazem a interligação entre tecnologia e prática docente. Resnick (2020) considera que a tecnologia e a criatividade dialogam com todas as faixas etárias; Piangers e Borba (2019) expõem a tecnologia e a escola do futuro, apontando reflexões que ocorrem no cotidiano educativo. A metodologia de pesquisa tem caráter descritivo, com observação participante e entrevista semiestruturada para a coleta de dados. Os principais achados da pesquisa apontam para dois elementos centrais: a tensão quanto ao uso de tecnologias na prática docente da pré-escola e a permanência da perspectiva analógica de uso da tecnologia mesmo com a presença de tecnologia digital, sendo esta de forma precária e inicial e até mesmo, por vezes, sem conhecimento por parte dos docentes. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54769 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Educação Matemática e Tecnológica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Renata Carneiro de Holanda.pdf | 1,9 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons