Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54769

Compartilhe esta página

Título: O uso de tecnologias na prática docente com as crianças na pré-escola : diálogos e vivências na Escola Específica de Educação Infantil – EMEI 14 Bis da Rede Municipal do Recife
Autor(es): HOLANDA, Renata Carneiro de
Palavras-chave: Pré-escola; Prática docente; Tecnologia
Data do documento: 4-Out-2023
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: HOLANDA, Renata Carneiro de. O uso de tecnologias na prática docente com as crianças na pré-escola: diálogos e vivências na Escola Específica de Educação Infantil – EMEI 14 Bis da Rede Municipal do Recife. 2023. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Esta pesquisa surge de questionamentos pessoais como técnica da divisão de Educação Infantil da rede municipal de ensino do Recife, ao realizar acompanhamento e observações na Escola Específica de Educação Infantil - EMEI 14 Bis. A questão central é: quais são os usos de tecnologias na prática docente com as crianças na pré-escola? O objetivo geral é analisar os usos de tecnologias na prática docente com as crianças na pré-escola; e como objetivos específicos: identificar as formas de uso de tecnologia na prática docente e explicitar as possibilidades de experiências na prática docente com uso das tecnologias na pré-escola. Deste modo, temos a hipótese de que o uso das tecnologias na prática docente com as crianças na pré-escola proporciona que o adulto vivencie com a criança experimentações, vivências que trazem na linguagem tecnológica outras dimensões sensoriais, imagéticas, emocionais, que ampliam o planejamento e a prática docente integrada à linguagem da contemporaneidade. Dentro das reflexões acerca da prática docente, autores como Amante (2007), Moran et al. (2000) trazem a interligação entre tecnologia e prática docente. Resnick (2020) considera que a tecnologia e a criatividade dialogam com todas as faixas etárias; Piangers e Borba (2019) expõem a tecnologia e a escola do futuro, apontando reflexões que ocorrem no cotidiano educativo. A metodologia de pesquisa tem caráter descritivo, com observação participante e entrevista semiestruturada para a coleta de dados. Os principais achados da pesquisa apontam para dois elementos centrais: a tensão quanto ao uso de tecnologias na prática docente da pré-escola e a permanência da perspectiva analógica de uso da tecnologia mesmo com a presença de tecnologia digital, sendo esta de forma precária e inicial e até mesmo, por vezes, sem conhecimento por parte dos docentes.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54769
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Educação Matemática e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Renata Carneiro de Holanda.pdf1,9 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons