Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54769

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorABRANCHES, Sérgio Paulino-
dc.contributor.authorHOLANDA, Renata Carneiro de-
dc.date.accessioned2024-01-25T16:09:36Z-
dc.date.available2024-01-25T16:09:36Z-
dc.date.issued2023-10-04-
dc.identifier.citationHOLANDA, Renata Carneiro de. O uso de tecnologias na prática docente com as crianças na pré-escola: diálogos e vivências na Escola Específica de Educação Infantil – EMEI 14 Bis da Rede Municipal do Recife. 2023. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54769-
dc.description.abstractEsta pesquisa surge de questionamentos pessoais como técnica da divisão de Educação Infantil da rede municipal de ensino do Recife, ao realizar acompanhamento e observações na Escola Específica de Educação Infantil - EMEI 14 Bis. A questão central é: quais são os usos de tecnologias na prática docente com as crianças na pré-escola? O objetivo geral é analisar os usos de tecnologias na prática docente com as crianças na pré-escola; e como objetivos específicos: identificar as formas de uso de tecnologia na prática docente e explicitar as possibilidades de experiências na prática docente com uso das tecnologias na pré-escola. Deste modo, temos a hipótese de que o uso das tecnologias na prática docente com as crianças na pré-escola proporciona que o adulto vivencie com a criança experimentações, vivências que trazem na linguagem tecnológica outras dimensões sensoriais, imagéticas, emocionais, que ampliam o planejamento e a prática docente integrada à linguagem da contemporaneidade. Dentro das reflexões acerca da prática docente, autores como Amante (2007), Moran et al. (2000) trazem a interligação entre tecnologia e prática docente. Resnick (2020) considera que a tecnologia e a criatividade dialogam com todas as faixas etárias; Piangers e Borba (2019) expõem a tecnologia e a escola do futuro, apontando reflexões que ocorrem no cotidiano educativo. A metodologia de pesquisa tem caráter descritivo, com observação participante e entrevista semiestruturada para a coleta de dados. Os principais achados da pesquisa apontam para dois elementos centrais: a tensão quanto ao uso de tecnologias na prática docente da pré-escola e a permanência da perspectiva analógica de uso da tecnologia mesmo com a presença de tecnologia digital, sendo esta de forma precária e inicial e até mesmo, por vezes, sem conhecimento por parte dos docentes.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPré-escolapt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.titleO uso de tecnologias na prática docente com as crianças na pré-escola : diálogos e vivências na Escola Específica de Educação Infantil – EMEI 14 Bis da Rede Municipal do Recifept_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9677501284461239pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9070763811045760pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologicapt_BR
dc.description.abstractxThis research has emerged from personal questions as a technician from the Early Childhood Education of the Recife municipal education network, when carrying out monitoring and observations at the Specific School of Early Childhood Education - EMEI 14 Bis. The main question is: what are the uses of technologies in teaching practice with preschool children? The general objective is to analyze the uses of technologies in teaching practice with children in preschool; and as specific objectives: identify the ways of using technology in teaching practice and explain the possibilities of experiences in teaching practice using technology in preschool. In this way, we have the hypothesis that the use of technologies in teaching practice with children in preschool allows the adult to experience experiments with the child, experiences that bring into technological language other sensory, imagery and emotional dimensions, which expand planning and teaching practice integrated with contemporary language. Within the reflections on teaching practice, authors such as Amante (2007), Moran et al. (2000) bring up the interconnection between technology and teaching practice. Resnick (2020) considers that technology and creativity interact with all age groups; Piangers and Borba (2019) expose technology and the school of the future, pointing out reflections that occur in everyday educational life. The research methodology is descriptive, with participant observation and semi-structured interviews for data collection. The main findings of the research have pointed to two central elements: the tension regarding the use of technologies in preschool teaching practice and the permanence of the analog perspective of the use of technology even with the presence of digital technology, which is in a precarious and initial way and even, sometimes, without knowledge on the part of the teachers.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Educação Matemática e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Renata Carneiro de Holanda.pdf1,9 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons