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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54761
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Título: | Os círculos de cultura on-line na perspectiva freireana : experiências decoloniais do MST na constituição de um espaço-tempo para a formação humana |
Autor(es): | FIGUEIREDO, Allan Diêgo Rodrigues |
Palavras-chave: | Método Paulo Freire; Cultura digital; Movimentos sociais e educação |
Data do documento: | 21-Dez-2023 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | FIGUEIREDO, Allan Diêgo Rodrigues. Os círculos de cultura on-line na perspectiva freireana: experiências decoloniais do MST na constituição de um espaço-tempo para a formação humana. 2023. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | O objeto de investigação desta tese de doutorado são os círculos de cultura on-line na perspectiva freireana, no contexto da pandemia, como experiências libertadoras constituídas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Neste sentido, problematizamos: seria possível reconhecer nos círculos de cultura on-line traços de uma linguagem decolonial que favoreça um espaço-tempo de formação humana, tendo em vista um processo libertador para os seus participantes como proposta educativa, na conjuntura adversa da pandemia da Covid-19? Ao vivenciarmos o processo de investigação, defendemos que a experiência dos círculos de cultura on-line na perspectiva freireana constitui-se um espaço-tempo libertador para a produção de conhecimentos, saberes e formação política, por meio da dimensão coletiva possibilitada pelo encontro entre sujeitos diversos, de culturas distintas. Investigamos as dinâmicas dos círculos de cultura on-line do Curso Paulo Freire, Educador do povo, problematizando os possíveis traços decoloniais da sua linguagem na constituição de um espaço-tempo de formação humana, tendo em vista um processo libertador para os seus participantes, no contexto da pandemia da Covid-19. Refletimos sobre o sentido da decolonialidade da linguagem para um pensar-fazer decolonial no Grupo M/C, em Paulo Freire e no pensamento pedagógico do MST, visando à formação humana na perspectiva da libertação; sistematizamos a história e a experiência dos círculos de cultura e a sua vivência on- line no Curso Paulo Freire, Educador do povo; e buscamos compreender os sentidos das expressões da linguagem decolonial constituída pela experiência dialógica dos círculos de cultura on-line do Curso Paulo Freire, Educador do povo, como um espaço-tempo para a formação humana dos participantes. O percurso teórico- metodológico da pesquisa foi refletido a partir das concepções do pensamento decolonial proposto pelo Grupo M/C e da compreensão decolonial presente no pensamento freireano e do MST, como intercessores teóricos. No itinerário de vivência/observação, leitura/reflexão e interpretação do pensamento decolonial, propomos a Hermenêutica do Ser mais, vinculando a Hermenêutica à compreensão do Ser Mais, na perspectiva freireana. Os círculos de cultura on-line evidenciaram que, mais uma vez, temos que problematizar, buscar novos começos, perguntar sobre a politicidade da educação, para fortalecermos a formação dos/das cidadãos/ãs. O MST reinventou os círculos de cultura, revestindo-os de nova dinamicidade, incorporando neles a mística e a escrita de cartas pedagógicas, tomando-os como movimento social que se propõe acampar no território virtual, espaço considerado, em princípio, propriedade das elites, tornando-o um espaço- tempo cultural de formação humana. As cartas pedagógicas e a mística refletem as potencialidades dos círculos de cultura on-line de investigar e problematizar os problemas sociais, propondo novos espaços de educação e práticas educativas em plataformas virtuais. Os círculos de cultura on-line acenam para novos possíveis, favorecendo os contextos escolares, os movimentos sociais e as organizações não governamentais (ONGs) a reconhecerem com mais veemência a importância do imbricamento que há entre a educação, a política e os espaços virtuais. Os círculos de cultura on-line são, portanto, um espaço de formação humana e, por isso mesmo, espaço de formação política, democrática. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54761 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Educação |
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