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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54737

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Título: A razão do auto no teatro moderno de Pernambuco
Autor(es): OLIVEIRA NETO, Gilberto Clementino de
Palavras-chave: Auto; Teatro moderno brasileiro; Hermilo Borba Filho; Ariano Suassuna; Osman Lins
Data do documento: 31-Mai-2023
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: OLIVEIRA NETO, Gilberto Clementino de. A razão do auto no teatro moderno de Pernambuco. 2023. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Esta tese busca refletir sobre as razões que fizeram com que o gênero auto fosse reintroduzido no sistema literário brasileiro no século XX. Para isso, parte de uma análise de elementos formais do teatro religioso desde a Antiguidade clássica, passando pelos autos da Idade Média e por Gil Vicente, até chegar ao teatro brasileiro moderno, em que o caráter religioso é substituído por uma radical consciência da historicidade das formas artísticas. Especificamente, esta tese observa os tipos de autos historicamente mais consequentes, os autos de milagres, de mistérios e de moralidades, que foram reelaborados por uma geração notável de escritores em Pernambuco. Ainda que sua superação tenha sido dada como certa no concerto histórico dos gêneros artísticos, o gênero que aqui analisamos reconduz uma série de reflexões ao centro da discussão sobre o devir das formas literárias modernas. Interessa-nos observar como Hermilo Borba Filho, Ariano Suassuna e Osman Lins retomam, de modos específicos, essa forma dramática, ao mesmo tempo extraindo o que nessa tradição lhes interessava e nela insuflando o conteúdo de uma leitura da modernidade no Brasil.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54737
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