Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54737

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVIEIRA, Anco Márcio Tenório-
dc.contributor.authorOLIVEIRA NETO, Gilberto Clementino de-
dc.date.accessioned2024-01-24T14:06:11Z-
dc.date.available2024-01-24T14:06:11Z-
dc.date.issued2023-05-31-
dc.identifier.citationOLIVEIRA NETO, Gilberto Clementino de. A razão do auto no teatro moderno de Pernambuco. 2023. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54737-
dc.description.abstractEsta tese busca refletir sobre as razões que fizeram com que o gênero auto fosse reintroduzido no sistema literário brasileiro no século XX. Para isso, parte de uma análise de elementos formais do teatro religioso desde a Antiguidade clássica, passando pelos autos da Idade Média e por Gil Vicente, até chegar ao teatro brasileiro moderno, em que o caráter religioso é substituído por uma radical consciência da historicidade das formas artísticas. Especificamente, esta tese observa os tipos de autos historicamente mais consequentes, os autos de milagres, de mistérios e de moralidades, que foram reelaborados por uma geração notável de escritores em Pernambuco. Ainda que sua superação tenha sido dada como certa no concerto histórico dos gêneros artísticos, o gênero que aqui analisamos reconduz uma série de reflexões ao centro da discussão sobre o devir das formas literárias modernas. Interessa-nos observar como Hermilo Borba Filho, Ariano Suassuna e Osman Lins retomam, de modos específicos, essa forma dramática, ao mesmo tempo extraindo o que nessa tradição lhes interessava e nela insuflando o conteúdo de uma leitura da modernidade no Brasil.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAutopt_BR
dc.subjectTeatro moderno brasileiropt_BR
dc.subjectHermilo Borba Filhopt_BR
dc.subjectAriano Suassunapt_BR
dc.subjectOsman Linspt_BR
dc.titleA razão do auto no teatro moderno de Pernambucopt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0237387290211463pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7057435020772106pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Letraspt_BR
dc.description.abstractxThis thesis aims to reflect about the reasons that made the gender auto to be reintroduced into the Brazilian literary system in the twentieth century. For that, starts with an analysis of the formal elements of the religious theater from the classical Antiquity, through the medieval and Gil Vicente’s autos, to the Brazilian modern theater, in which the religious character is replaced with a radical conscience concerning the historicity of the artistic forms. Specifically, this thesis observes the most historically consequent kinds of autos, the miracle plays, the mystery plays and the morality plays, that were re-elaborated by a remarkable generation of writers in Pernambuco. Although its inadequacy has been taken for granted when it comes to the historical concert of artistic genders, the one we here analyze places a series of reflections in the center of the discussion about the future of the modern literary forms. It’s our interest to observe how Hermilo Borba Filho, Ariano Suassuna, and Osman Lins reclaim, in specific ways, this dramatic form, at the same time extracting what interested them in this tradition and injecting into it the content of an interpretation of the modernity in Brazil.pt_BR
dc.description.abstractxEsta tesis busca reflectar sobre las razones que hicieran con que el género auto fuera reintroducido en el sistema literario brasileño en el siglo XX. Para eso, parte de un análisis de elementos formales del teatro religioso desde la Antigüedad clásica, pasando por los autos de la Edad Media y por Gil Vicente, hasta llegar en el teatro brasileño moderno, en que el carácter religioso es sustituido por una radical conciencia de la historicidad de las formas artísticas. Específicamente, esta tesis observa los tipos de autos históricamente más consecuentes, los autos de milagros, de misterios y de moralidad, que fueran reelaborados por una notable generación de escritores en Pernambuco. Aún que su superación haya sido dada como cierta en el concierto histórico de los géneros artísticos, el género que aquí analizamos reconduce una serie de reflexiones para el centro de la discusión sobre el desarrollo de las formas literarias modernas. Interesa-nos observar cómo Hermilo Borba Filho, Ariano Suassuna y Osman Lins retoman, de modos específicos, esa forma dramática, al mismo tiempo extrayendo lo que en esa tradición les interesaba y en ella insuflando el contenido de una lectura de la modernidad en Brasil.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Estudos Literários

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Gilberto Clementino de Oliveira Neto.pdf1,81 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons