Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54737
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | VIEIRA, Anco Márcio Tenório | - |
dc.contributor.author | OLIVEIRA NETO, Gilberto Clementino de | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-24T14:06:11Z | - |
dc.date.available | 2024-01-24T14:06:11Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-31 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA NETO, Gilberto Clementino de. A razão do auto no teatro moderno de Pernambuco. 2023. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54737 | - |
dc.description.abstract | Esta tese busca refletir sobre as razões que fizeram com que o gênero auto fosse reintroduzido no sistema literário brasileiro no século XX. Para isso, parte de uma análise de elementos formais do teatro religioso desde a Antiguidade clássica, passando pelos autos da Idade Média e por Gil Vicente, até chegar ao teatro brasileiro moderno, em que o caráter religioso é substituído por uma radical consciência da historicidade das formas artísticas. Especificamente, esta tese observa os tipos de autos historicamente mais consequentes, os autos de milagres, de mistérios e de moralidades, que foram reelaborados por uma geração notável de escritores em Pernambuco. Ainda que sua superação tenha sido dada como certa no concerto histórico dos gêneros artísticos, o gênero que aqui analisamos reconduz uma série de reflexões ao centro da discussão sobre o devir das formas literárias modernas. Interessa-nos observar como Hermilo Borba Filho, Ariano Suassuna e Osman Lins retomam, de modos específicos, essa forma dramática, ao mesmo tempo extraindo o que nessa tradição lhes interessava e nela insuflando o conteúdo de uma leitura da modernidade no Brasil. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Auto | pt_BR |
dc.subject | Teatro moderno brasileiro | pt_BR |
dc.subject | Hermilo Borba Filho | pt_BR |
dc.subject | Ariano Suassuna | pt_BR |
dc.subject | Osman Lins | pt_BR |
dc.title | A razão do auto no teatro moderno de Pernambuco | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0237387290211463 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7057435020772106 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Letras | pt_BR |
dc.description.abstractx | This thesis aims to reflect about the reasons that made the gender auto to be reintroduced into the Brazilian literary system in the twentieth century. For that, starts with an analysis of the formal elements of the religious theater from the classical Antiquity, through the medieval and Gil Vicente’s autos, to the Brazilian modern theater, in which the religious character is replaced with a radical conscience concerning the historicity of the artistic forms. Specifically, this thesis observes the most historically consequent kinds of autos, the miracle plays, the mystery plays and the morality plays, that were re-elaborated by a remarkable generation of writers in Pernambuco. Although its inadequacy has been taken for granted when it comes to the historical concert of artistic genders, the one we here analyze places a series of reflections in the center of the discussion about the future of the modern literary forms. It’s our interest to observe how Hermilo Borba Filho, Ariano Suassuna, and Osman Lins reclaim, in specific ways, this dramatic form, at the same time extracting what interested them in this tradition and injecting into it the content of an interpretation of the modernity in Brazil. | pt_BR |
dc.description.abstractx | Esta tesis busca reflectar sobre las razones que hicieran con que el género auto fuera reintroducido en el sistema literario brasileño en el siglo XX. Para eso, parte de un análisis de elementos formales del teatro religioso desde la Antigüedad clásica, pasando por los autos de la Edad Media y por Gil Vicente, hasta llegar en el teatro brasileño moderno, en que el carácter religioso es sustituido por una radical conciencia de la historicidad de las formas artísticas. Específicamente, esta tesis observa los tipos de autos históricamente más consecuentes, los autos de milagros, de misterios y de moralidad, que fueran reelaborados por una notable generación de escritores en Pernambuco. Aún que su superación haya sido dada como cierta en el concierto histórico de los géneros artísticos, el género que aquí analizamos reconduce una serie de reflexiones para el centro de la discusión sobre el desarrollo de las formas literarias modernas. Interesa-nos observar cómo Hermilo Borba Filho, Ariano Suassuna y Osman Lins retoman, de modos específicos, esa forma dramática, al mismo tiempo extrayendo lo que en esa tradición les interesaba y en ella insuflando el contenido de una lectura de la modernidad en Brasil. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Estudos Literários |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Gilberto Clementino de Oliveira Neto.pdf | 1,81 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons