Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54721
Comparte esta pagina
Título : | Apontamentos acerca da regularização das escolas indígenas |
Autor : | SECCHI, Darci |
Palabras clave : | regularização de escolas indígenas; educação; educação indígena |
Fecha de publicación : | 2002 |
Citación : | SECCHI, Darci. Apontamentos acerca da regularização das escolas indígenas. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE QUALIDADE NA EDUCAÇÃO: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2001, Brasília. Congresso Brasileiro de Qualidade na Educação: formação de professores: educação indígena.. Brasília: Mec; Sef, 2002. p. 136-142. |
Resumen : | Os povos ameríndios convivem com algum tipo de escola há quase 500 anos. Nos últimos anos, porém, a escola colonial recebeu novas adjetivações (específica, diferenciada, intercultural, bilíngue), e a educação escolar passou a ser tratada como política pública, como um direito de cidadania. Entretanto, o antigo paradigma colonial não foi totalmente superado, uma vez que a legislação atual apenas admitiu a alteridade e tolerou a diferença, isto é, manteve resguardado o direito de outorgar direitos. O presente paper pretende discutir o processo de regularização das escolas indígenas no Brasil, destacando a necessidade de conciliar os interesses de todos os sujeitos detentores de direitos, em especial, os das sociedades indígenas. |
Descripción : | Todas as notas de rodapé estão no final do texto |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54721 |
Aparece en las colecciones: | Artigo - Ciências Humanas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
SECCHI. Regularização das escolas indígneas. p-136-142 -pdf.pdf Acceso restringido | 117,79 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Item embargoed |
Este ítem está protegido por copyright original |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.