Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54583

Comparte esta pagina

Título : Vestidos para bailar: uma investigação sobre a vestibilidade em figurinos para dança de salão
Autor : OLIVEIRA, Fábia Regina Brito Farias de
Palabras clave : Figurino; Dança de salão; Vestibilidade; Ergonomia do vestuário
Fecha de publicación : 5-oct-2023
Citación : OLIVEIRA, Fábia. Vestidos para bailar: uma investigação sobre a vestibilidade em figurinos para dança de salão. 2023. Trabalho de Conclusão de Design – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Resumen : Este trabalho teve por objetivo identificar as métricas de vestibilidade de figurinos para dança de salão, tanto feminino quanto masculino. Configurada como predominantemente empírica, exploratória e descritiva, foi realizada uma pesquisa de caráter quali-quantitativa, com coleta de dados por meio da aplicação de questionário. Os dados levantados foram analisados qualitativamente. Foram identificadas: 1) três medidas de eficácia – estética de cena, identidade do ritmo, conforto (físico e psicológico); 2) quadro métricas de eficiência – restrição de movimento, dificuldade no vestir e desvestir, desconforto tátil e insegurança na confecção; e 3) sete medidas de satisfação – conforto físico, ajuste adequado, facilidade no vestir e desvestir, estética de cena, conforto psicológico, versatilidade estética e resistência do figurino de dança de salão. Estas métricas podem auxiliar no processo de desenvolvimento de projeto de figurinos e na avaliação da vestibilidade de figurinos existentes, colaborando para seu redesign.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54583
Aparece en las colecciones: (TCC) - Design

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Fábia Regina Brito Farias de Oliveira.pdf941,75 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons