Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54492
Compartilhe esta página
Título: | A ciência como técnica |
Título(s) alternativo(s): | Science as technique |
Autor(es): | Sabbatini, Marcelo |
Palavras-chave: | Ciência, Tecnologia, Técnica, Filosofia da ciência |
Abstract: | A partir de uma visão clássica das normas que explicam o funcionamento da ciência enquanto atividade socialmente organizada, nesta aula examinaremos como a tecnociência, entendida como uma relação diferenciada entre os centros produtores de conhecimento, o setor privado e o governo, desafia valores acadêmicos tradicionais e impacta a sociedade de forma ampla. Será argumentado que os imperativos normativos da ciência podem auxiliar tanto o cientista-educador como o sistema de ciência-tecnologia em direção a uma atuação ética e socialmente responsável. |
Descrição: | Material da disciplina SF-431 Educação no Mundo Atual, do Departamento de Fundamentos Sociofilosóficos da Educação (www.ufpe.br/dfsfe/) Centro de Educação Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54492 |
Aparece nas coleções: | REA - Módulo de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ciencia-tecnica.pdf | 788,92 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir | |
pesquisa.txt | 2,95 kB | Text | Visualizar/Abrir | |
reis-ethos.pdf | 207 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir | |
ciencia-tecnica.odp | 2,39 MB | OpenDocument Presentation | Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons