Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54430

Share on

Title: O jogo do palhaço como proposta didático-pedagógico no ensino de jovens e Adultos (EJA).
Authors: SILVA, Blandon Aravanis
Keywords: Teatro; Pedagogia; Palhaçaria; EJA
Issue Date: 25-Sep-2023
Citation: SILVA, Blandon Aravanis da. o jogo do palhaço como proposta didático-pedagógico no ensino de jovens e Adultos (EJA). 2023. Trabalho de conclusão de curso Teatro/Licenciatura - Universidade Federal de Pernambuco, Recife - PE, 2023.
Abstract: Este trabalho investiga a técnica do palhaço como uma proposta didático-pedagógica para o ensino do teatro em uma turma de Ensino de Jovens e Adultos - EJA, na Escola de Referência em Ensino Médio Luisa Guerra na cidade do Cabo de Santo Agostinho, município do Estado de Pernambuco. Este estudo, de abordagem qualitativa, ancorado nas etapas metodológicas de uma pesquisa-ação, envolve não apenas o diagnóstico realizado com a turma na etapa da observação, como também o planejamento, a intervenção e a posterior análise da práxis. Como principais referências no estudo da palhaçaria, o trabalho de Jesús Jara (2010) e Philippe Gaulier (2016). Como resultados deste estudo, a percepção da importância da palhaçaria como estratégia pedagógica, ancorada em alguns dos seus princípios fundamentais como o riso, o prazer e a noção de erro.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54430
Appears in Collections:(TCC) - Teatro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Blandon Aravanis da Silva.pdf3,44 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons