Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54430

Compartilhe esta página

Título: O jogo do palhaço como proposta didático-pedagógico no ensino de jovens e Adultos (EJA).
Autor(es): SILVA, Blandon Aravanis
Palavras-chave: Teatro; Pedagogia; Palhaçaria; EJA
Data do documento: 25-Set-2023
Citação: SILVA, Blandon Aravanis da. o jogo do palhaço como proposta didático-pedagógico no ensino de jovens e Adultos (EJA). 2023. Trabalho de conclusão de curso Teatro/Licenciatura - Universidade Federal de Pernambuco, Recife - PE, 2023.
Abstract: Este trabalho investiga a técnica do palhaço como uma proposta didático-pedagógica para o ensino do teatro em uma turma de Ensino de Jovens e Adultos - EJA, na Escola de Referência em Ensino Médio Luisa Guerra na cidade do Cabo de Santo Agostinho, município do Estado de Pernambuco. Este estudo, de abordagem qualitativa, ancorado nas etapas metodológicas de uma pesquisa-ação, envolve não apenas o diagnóstico realizado com a turma na etapa da observação, como também o planejamento, a intervenção e a posterior análise da práxis. Como principais referências no estudo da palhaçaria, o trabalho de Jesús Jara (2010) e Philippe Gaulier (2016). Como resultados deste estudo, a percepção da importância da palhaçaria como estratégia pedagógica, ancorada em alguns dos seus princípios fundamentais como o riso, o prazer e a noção de erro.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54430
Aparece nas coleções:(TCC) - Teatro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Blandon Aravanis da Silva.pdf3,44 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons