Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54427

Compartilhe esta página

Título: Análise do escore do Childhood Autism Rating Scale (CARS) de crianças com TEA pré e pós-intervenção com método de Desenvolvimento das Habilidades de Comunicação no Autismo (DHACA)
Autor(es): SILVA, Brigitte Bezerra Lima da
Palavras-chave: Transtorno do espectro autista; Comunicação; Diagnóstico
Data do documento: 28-Abr-2023
Citação: SILVA, BBL. Análise do escore do Childhood Autism Rating Scale (CARS) de crianças com TEA pré e pós-intervenção com método de Desenvolvimento das Habilidades de Comunicação no Autismo (DHACA). 2024. Trabalho de Conclusão do Curso (Bacharelado em Fonoaudiologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Objetivo: Analisar as mudanças na classificação de escore do autismo após intervenção com Método DHACA. Métodos: Trata-se de um estudo de análise quantitativa. Foi aplicado o protocolo CARS pré e pós vinte sessões de intervenção fonoaudiológica, com o Método DHACA. Participaram da pesquisa 14 crianças com TEA, de ambos os sexos, com idades entre 2 e 6 anos, que se apresentavam não verbais ou minimamente verbais. Resultados: O maior grupo classificado pela CARS na amostra pré intervenção foi o de “TEA Moderado” com 42,86% seguido pelo seguido por “TEA Grave” e “TEA Leve” ambos com 28,57%. A mesma amostra no período pós-intervenção, a maioria das crianças (64,29%), apresentou pontuação equivalente ao TEA Leve, em seguida a categoria de “Sem TEA” com 21, 43% e com os menores percentuais as classificações de “TEA Moderado” e “TEA Grave” ambos com (7,14%). Conclusão: A implementação do Método DHACA promoveu desenvolvimento e ampliação de habilidades comunicacionais, cognitivas e comportamentais; e redução do nível de suporte do autismo da amostra de crianças avaliadas pela CARS.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54427
Aparece nas coleções:(TCC) - Fonoaudiologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC BRIGITTE BEZERRA LIMA DA SILVA.pdf206,66 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons