Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54427

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMONTENEGRO, Ana Cristina de Albuquerque-
dc.contributor.authorSILVA, Brigitte Bezerra Lima da-
dc.date.accessioned2024-01-03T16:04:53Z-
dc.date.available2024-01-03T16:04:53Z-
dc.date.issued2023-04-28-
dc.date.submitted2024-01-02-
dc.identifier.citationSILVA, BBL. Análise do escore do Childhood Autism Rating Scale (CARS) de crianças com TEA pré e pós-intervenção com método de Desenvolvimento das Habilidades de Comunicação no Autismo (DHACA). 2024. Trabalho de Conclusão do Curso (Bacharelado em Fonoaudiologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54427-
dc.description.abstractObjetivo: Analisar as mudanças na classificação de escore do autismo após intervenção com Método DHACA. Métodos: Trata-se de um estudo de análise quantitativa. Foi aplicado o protocolo CARS pré e pós vinte sessões de intervenção fonoaudiológica, com o Método DHACA. Participaram da pesquisa 14 crianças com TEA, de ambos os sexos, com idades entre 2 e 6 anos, que se apresentavam não verbais ou minimamente verbais. Resultados: O maior grupo classificado pela CARS na amostra pré intervenção foi o de “TEA Moderado” com 42,86% seguido pelo seguido por “TEA Grave” e “TEA Leve” ambos com 28,57%. A mesma amostra no período pós-intervenção, a maioria das crianças (64,29%), apresentou pontuação equivalente ao TEA Leve, em seguida a categoria de “Sem TEA” com 21, 43% e com os menores percentuais as classificações de “TEA Moderado” e “TEA Grave” ambos com (7,14%). Conclusão: A implementação do Método DHACA promoveu desenvolvimento e ampliação de habilidades comunicacionais, cognitivas e comportamentais; e redução do nível de suporte do autismo da amostra de crianças avaliadas pela CARS.pt_BR
dc.description.sponsorshipPIBICpt_BR
dc.format.extent14p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTranstorno do espectro autistapt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectDiagnósticopt_BR
dc.titleAnálise do escore do Childhood Autism Rating Scale (CARS) de crianças com TEA pré e pós-intervenção com método de Desenvolvimento das Habilidades de Comunicação no Autismo (DHACA)pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6226268326847763pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6222589760582176pt_BR
dc.description.abstractxObjective: To analyze changes in autism score classification after intervention with the DHACA Method. Methods: This was a quantitative study. The CARS protocol was applied before and after twenty sessions of speech therapy intervention with the DHACA Method. Fourteen children with ASD, of both sexes, aged between 2 and 6 years, who were non-verbal or minimally verbal, took part in the study. Results: The largest group classified by CARS in the pre-intervention sample was "Moderate ASD" with 42,86%, followed by "Severe ASD" and "Mild ASD", both with 28,57%. In the same sample in the post-intervention period, most of the children (64,29%) had a score equivalent to Mild ASD, followed by the category of "No ASD" with 21,43% and with the lowest percentages the classifications of "Moderate ASD" and "Severe ASD" both with (7,14%). Conclusion: The implementation of the DHACA Method promoted the development and expansion of communication, cognitive and behavioral skills; and a reduction in the level of autism support in the sample of children assessed by CARS.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Fonoaudiologiapt_BR
dc.degree.departament::(CCS-DFN) - Departamento de Fonoaudiologiapt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Fonoaudiologiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcid0000-0001-9065-3950pt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Fonoaudiologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC BRIGITTE BEZERRA LIMA DA SILVA.pdf206,66 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons