Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54427
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MONTENEGRO, Ana Cristina de Albuquerque | - |
dc.contributor.author | SILVA, Brigitte Bezerra Lima da | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-03T16:04:53Z | - |
dc.date.available | 2024-01-03T16:04:53Z | - |
dc.date.issued | 2023-04-28 | - |
dc.date.submitted | 2024-01-02 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, BBL. Análise do escore do Childhood Autism Rating Scale (CARS) de crianças com TEA pré e pós-intervenção com método de Desenvolvimento das Habilidades de Comunicação no Autismo (DHACA). 2024. Trabalho de Conclusão do Curso (Bacharelado em Fonoaudiologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54427 | - |
dc.description.abstract | Objetivo: Analisar as mudanças na classificação de escore do autismo após intervenção com Método DHACA. Métodos: Trata-se de um estudo de análise quantitativa. Foi aplicado o protocolo CARS pré e pós vinte sessões de intervenção fonoaudiológica, com o Método DHACA. Participaram da pesquisa 14 crianças com TEA, de ambos os sexos, com idades entre 2 e 6 anos, que se apresentavam não verbais ou minimamente verbais. Resultados: O maior grupo classificado pela CARS na amostra pré intervenção foi o de “TEA Moderado” com 42,86% seguido pelo seguido por “TEA Grave” e “TEA Leve” ambos com 28,57%. A mesma amostra no período pós-intervenção, a maioria das crianças (64,29%), apresentou pontuação equivalente ao TEA Leve, em seguida a categoria de “Sem TEA” com 21, 43% e com os menores percentuais as classificações de “TEA Moderado” e “TEA Grave” ambos com (7,14%). Conclusão: A implementação do Método DHACA promoveu desenvolvimento e ampliação de habilidades comunicacionais, cognitivas e comportamentais; e redução do nível de suporte do autismo da amostra de crianças avaliadas pela CARS. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | PIBIC | pt_BR |
dc.format.extent | 14p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Transtorno do espectro autista | pt_BR |
dc.subject | Comunicação | pt_BR |
dc.subject | Diagnóstico | pt_BR |
dc.title | Análise do escore do Childhood Autism Rating Scale (CARS) de crianças com TEA pré e pós-intervenção com método de Desenvolvimento das Habilidades de Comunicação no Autismo (DHACA) | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6226268326847763 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6222589760582176 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Objective: To analyze changes in autism score classification after intervention with the DHACA Method. Methods: This was a quantitative study. The CARS protocol was applied before and after twenty sessions of speech therapy intervention with the DHACA Method. Fourteen children with ASD, of both sexes, aged between 2 and 6 years, who were non-verbal or minimally verbal, took part in the study. Results: The largest group classified by CARS in the pre-intervention sample was "Moderate ASD" with 42,86%, followed by "Severe ASD" and "Mild ASD", both with 28,57%. In the same sample in the post-intervention period, most of the children (64,29%) had a score equivalent to Mild ASD, followed by the category of "No ASD" with 21,43% and with the lowest percentages the classifications of "Moderate ASD" and "Severe ASD" both with (7,14%). Conclusion: The implementation of the DHACA Method promoted the development and expansion of communication, cognitive and behavioral skills; and a reduction in the level of autism support in the sample of children assessed by CARS. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde::Fonoaudiologia | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCS-DFN) - Departamento de Fonoaudiologia | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CCS-Curso de Fonoaudiologia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.identifier.orcid | 0000-0001-9065-3950 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Fonoaudiologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC BRIGITTE BEZERRA LIMA DA SILVA.pdf | 206,66 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons