Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54397

Compartilhe esta página

Título: Interferência da Seletividade alimentar no desenvolvimento infantil e a intervenção da terapia ocupacional: uma revisão integrativa da literatura
Autor(es): SILVA, Laís Santos Paulino
Palavras-chave: Palavras-chave: Seletividade Alimentar. Desenvolvimento infantil. Terapia Ocupacional.
Data do documento: 26-Set-2023
Citação: Silva, Laís Santos Paulino. Interferência da seletividade alimentar no desenvolvimento infantil e a intervenção da terapia ocupacional: uma revisão integrativa da literatura / Laís Santos Paulino Silva. - Recife, 2023.
Abstract: Introdução: A alimentação é um processo repleto de experiências para todo sujeito, e no que se refere a infância é comum ouvir relatos acerca da recusa ou seletividade alimentar. A alimentação é uma atividade imprescindível para a vida humana, e se enquadra como uma Atividade de Vida Diária (AVD), sendo campo de atuação da Terapia Ocupacional. Tendo em vista ser este um estudo de revisão, o mesmo apresenta a seguinte pergunta norteadora: Quais interferências a seletividade alimentar pode vir a gerar no desenvolvimento infantil e quais as possibilidades de assistência terapêutica ocupacional? Método: O objetivo do presente estudo foi descrever a interferência da seletividade alimentar no desenvolvimento infantil e a intervenção da Terapia Ocupacional frente a esses casos. Trata -se de uma revisão da literatura, do tipo integrativa, realizada na plataforma BIREME, sendo utilizado o descritor chave “Seletividade Alimentar” e seus sinônimos que irão cruzar com outros descritores, nos idiomas português e inglês. Resultados e discussão: Foram encontrados 679 artigos, desse total foram selecionados 2 artigos para análise, que se enquadraram nos critérios de inclusão. Conclusão: O presente estudo permitiu constatar que ainda existe uma tímida produção científica acerca do saber fazer da Terapia Ocupacional diante da realidade da seletividade alimentar infantil. Os estudos analisados trazem o diferencial que o olhar singular da Terapia Ocupacional oferece acerca das questões sociais e sensoriais que envolvem a alimentação enquanto uma atividade multissensorial que compõe o cotidiano infantil.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54397
Aparece nas coleções:(TCC) - Terapia Ocupacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Lais Santos Paulino Silva.pdf192,47 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons