Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54397

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorALBUQUERQUE, Raquel Costa-
dc.contributor.authorSILVA, Laís Santos Paulino-
dc.date.accessioned2023-12-27T18:10:48Z-
dc.date.available2023-12-27T18:10:48Z-
dc.date.issued2023-09-26-
dc.date.submitted2023-12-21-
dc.identifier.citationSilva, Laís Santos Paulino. Interferência da seletividade alimentar no desenvolvimento infantil e a intervenção da terapia ocupacional: uma revisão integrativa da literatura / Laís Santos Paulino Silva. - Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54397-
dc.description.abstractIntrodução: A alimentação é um processo repleto de experiências para todo sujeito, e no que se refere a infância é comum ouvir relatos acerca da recusa ou seletividade alimentar. A alimentação é uma atividade imprescindível para a vida humana, e se enquadra como uma Atividade de Vida Diária (AVD), sendo campo de atuação da Terapia Ocupacional. Tendo em vista ser este um estudo de revisão, o mesmo apresenta a seguinte pergunta norteadora: Quais interferências a seletividade alimentar pode vir a gerar no desenvolvimento infantil e quais as possibilidades de assistência terapêutica ocupacional? Método: O objetivo do presente estudo foi descrever a interferência da seletividade alimentar no desenvolvimento infantil e a intervenção da Terapia Ocupacional frente a esses casos. Trata -se de uma revisão da literatura, do tipo integrativa, realizada na plataforma BIREME, sendo utilizado o descritor chave “Seletividade Alimentar” e seus sinônimos que irão cruzar com outros descritores, nos idiomas português e inglês. Resultados e discussão: Foram encontrados 679 artigos, desse total foram selecionados 2 artigos para análise, que se enquadraram nos critérios de inclusão. Conclusão: O presente estudo permitiu constatar que ainda existe uma tímida produção científica acerca do saber fazer da Terapia Ocupacional diante da realidade da seletividade alimentar infantil. Os estudos analisados trazem o diferencial que o olhar singular da Terapia Ocupacional oferece acerca das questões sociais e sensoriais que envolvem a alimentação enquanto uma atividade multissensorial que compõe o cotidiano infantil.pt_BR
dc.format.extent12p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPalavras-chave: Seletividade Alimentar. Desenvolvimento infantil. Terapia Ocupacional.pt_BR
dc.titleInterferência da Seletividade alimentar no desenvolvimento infantil e a intervenção da terapia ocupacional: uma revisão integrativa da literaturapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8481840954378568pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3126315843449267pt_BR
dc.description.abstractxIntroduction: Feeding is a process full of experiences for every subject, and with regard to childhood, it is common to hear reports about refusal or food selectivity. Food is an essential activity for human life, and fits as an Activity of Daily Life (ADL), being the field of action of Occupational Therapy. Considering that this is a review study, it presents the following guiding question: What interference can food selectivity generate in child development and what are the possibilities of occupational therapeutic assistance? Method: The aim of this study was to describe the interference of food selectivity in child development and the intervention of Occupational Therapy in these cases. This is an integrative literature review, carried out on the BIREME platform, using the key descriptor “Food Selectivity” and its synonyms that will cross with other descriptors, in Portuguese and English. Results and discussion: 679 articles were found, of which 2 3 articles were selected for analysis, which met the inclusion criteria. Conclusion: The present study showed that there is still a timid scientific production about the know-how of Occupational Therapy in the face of the reality of child food selectivity. The analyzed studies bring the differential that the singular look of Occupational Therapy offers about the social and sensory issues that involve food as a multisensory activity that makes up the children's daily life.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Fisioterapia e Terapia Ocupacionalpt_BR
dc.degree.departament::(CCS-DTO) - Departamento de Terapia Ocupacionalpt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Terapia Ocupacionalpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Terapia Ocupacional

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC - Lais Santos Paulino Silva.pdf192,47 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons