Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5438

Compartilhe esta página

Título: Avaliação de estratégias de manufatura na cadeia de plástico do Estado de Pernambuco
Autor(es): Maria de Jesus, Amanda
Palavras-chave: Cadeia de suprimentos; Estratégias; Objetivos de desempenho; Seleção de fornecedores
Data do documento: 31-Jan-2011
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Maria de Jesus, Amanda; Teixeira de Almeida Filho, Adiel. Avaliação de estratégias de manufatura na cadeia de plástico do Estado de Pernambuco. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.
Abstract: Nos últimos anos o âmbito empresarial vem sofrendo muitas mudanças nas formas de gestão, isso se deve ao cenário globalizado e competitivo atual. Neste contexto de alto nível de concorrência as empresas começaram a buscar alternativas para atender melhor suas demandas. Uma das alternativas viáveis para permanecer competitiva ou até mesmo ampliar sua concorrência é a integração das empresas através da cadeia de suprimentos. Esta engloba várias funções complexas e importantes, dentre elas destaca-se a seleção de fornecedores, que consiste na escolha dos mesmos a partir de estratégias e objetivos. Desta forma, o presente trabalho busca investigar os critérios utilizados pelas indústrias pernambucanas para a seleção de seus fornecedores, especificamente as do setor consumidor de embalagens plásticas. A coleta dos dados foi realizada mediante a aplicação de questionários eletrônicos a uma amostra das empresas cadastradas na Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE). Utilizando-se uma abordagem descritiva e analítica dos dados pode-se obter o perfil das empresas consumidoras de embalagens plásticas analisadas, bem como o nível de relacionamento existente entre elas. Os resultados encontrados foram a predominância do objetivo custo na seleção de fornecedores, e a necessidade de investimentos em ambas as empresas, compradoras e fornecedoras
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5438
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo520_1.pdf1,19 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons