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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5437
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Título: | Bicicleta como modo alimentador do sistema metroferroviário |
Autor(es): | SOUZA, José Augusto Lima de |
Palavras-chave: | Integração; Bicicleta; Mobilidade urbana sustentável. |
Data do documento: | 31-Jan-2011 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | Augusto Lima de Souza, José; Leonor Alves Maia, Maria. Bicicleta como modo alimentador do sistema metroferroviário. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011. |
Abstract: | Esta dissertação baseia-se no argumento que a implantação de bicicletários nas estações de trens e metrô facilita a intermodalidade bicicleta-trem, aumenta o poder de atração do transporte público para a população que reside no entorno desses terminais, e melhora a acessibilidade às estações dos sistemas metroferroviários. O tema se justifica em função da necessidade de se buscar um novo modelo de mobilidade urbana, com baixa emissão de carbono, inserindo a bicicleta como meio de transporte cotidiano e modo alimentador do transporte público, visto ser uma alternativa viável e de baixo custo, que trás consigo ganhos para toda sociedade. Os objetivos principais são diagnosticar o potencial ciclável no entorno de uma estação metroferroviária, propondo a utilização da bicicleta como modo alimentador desses sistemas e favorecer a intermodalidade bicicleta-trem. Também oferece referências que podem ajudar na implantação de bicicletários nas estações metroferroviárias. O referencial teórico insere-se nas recentes abordagens da mobilidade urbana, integração de modais de transporte e intermodalidade bicicleta-transporte público, que ampliam o poder de atração do transporte público. O estudo empírico foi desenvolvido no entorno da Estação Camaragibe, Município de Camaragibe, Região Metropolitana de Recife (RMR). A metodologia aplicada consistiu em uma pesquisa domiciliar, onde se utilizou o SAS, método probabilístico de amostragem por conglomerado, em dois estágios, numa área localizada num raio entre 500 e 1000 metros do eixo da estação metroferroviária pesquisada. Os resultados mostram que há um forte potencial ciclístico para a integração bicicleta-trem, em função do perfil sócio-econômico da área e de condições ambientais favoráveis, para que ocorra essa intermodalidade. Essa tendência se revelou para a estação pesquisada. Ficou evidente que estacionamentos para bicicletas nas estações metroferroviárias influenciam diretamente nas decisões de escolhas modais de transporte para o deslocamento dos moradores que residem nesses entornos |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5437 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Engenharia Civil |
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