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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5437

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMAIA, Maria Leonor Alvespt_BR
dc.contributor.authorSOUZA, José Augusto Lima dept_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T17:39:33Z
dc.date.available2014-06-12T17:39:33Z
dc.date.issued2011-01-31pt_BR
dc.identifier.citationAugusto Lima de Souza, José; Leonor Alves Maia, Maria. Bicicleta como modo alimentador do sistema metroferroviário. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5437
dc.description.abstractEsta dissertação baseia-se no argumento que a implantação de bicicletários nas estações de trens e metrô facilita a intermodalidade bicicleta-trem, aumenta o poder de atração do transporte público para a população que reside no entorno desses terminais, e melhora a acessibilidade às estações dos sistemas metroferroviários. O tema se justifica em função da necessidade de se buscar um novo modelo de mobilidade urbana, com baixa emissão de carbono, inserindo a bicicleta como meio de transporte cotidiano e modo alimentador do transporte público, visto ser uma alternativa viável e de baixo custo, que trás consigo ganhos para toda sociedade. Os objetivos principais são diagnosticar o potencial ciclável no entorno de uma estação metroferroviária, propondo a utilização da bicicleta como modo alimentador desses sistemas e favorecer a intermodalidade bicicleta-trem. Também oferece referências que podem ajudar na implantação de bicicletários nas estações metroferroviárias. O referencial teórico insere-se nas recentes abordagens da mobilidade urbana, integração de modais de transporte e intermodalidade bicicleta-transporte público, que ampliam o poder de atração do transporte público. O estudo empírico foi desenvolvido no entorno da Estação Camaragibe, Município de Camaragibe, Região Metropolitana de Recife (RMR). A metodologia aplicada consistiu em uma pesquisa domiciliar, onde se utilizou o SAS, método probabilístico de amostragem por conglomerado, em dois estágios, numa área localizada num raio entre 500 e 1000 metros do eixo da estação metroferroviária pesquisada. Os resultados mostram que há um forte potencial ciclístico para a integração bicicleta-trem, em função do perfil sócio-econômico da área e de condições ambientais favoráveis, para que ocorra essa intermodalidade. Essa tendência se revelou para a estação pesquisada. Ficou evidente que estacionamentos para bicicletas nas estações metroferroviárias influenciam diretamente nas decisões de escolhas modais de transporte para o deslocamento dos moradores que residem nesses entornospt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectIntegraçãopt_BR
dc.subjectBicicletapt_BR
dc.subjectMobilidade urbana sustentável.pt_BR
dc.titleBicicleta como modo alimentador do sistema metroferroviáriopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Engenharia Civil

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