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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54340
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Título : | Aterro sanitário de Brasília : um estudo de caso sobre a estabilidade de taludes |
Autor : | SANTOS JÚNIOR, José Ivan dos |
Palabras clave : | Engenharia civil; Resíduos; Geomecânica; Drenagem de lixiviado; Estabilidade |
Fecha de publicación : | 20-dic-2022 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | SANTOS JÚNIOR, José Ivan dos. Aterro sanitário de Brasília: um estudo de caso sobre a estabilidade de taludes. 2022. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. |
Resumen : | A estabilidade geotécnica de aterros sanitários é fundamental para o adequado funcionamento desse empreendimento e para garantir a segurança global do mesmo. No Brasil, os estudos relativos à estabilidade e monitoramento geotécnico de maciços de resíduos começaram a intensificar-se a partir da ruptura em 1991 da fase AS-1 do aterro sanitário Bandeirantes no município de São Paulo na qual 65.000m3 do maciço de resíduos deslizaram em direção à Rodovia dos Bandeirantes. Durante a execução da Etapa 1 do Aterro Sanitário de Brasília, o maciço apresentou movimentações excessivas associadas ao excesso de lixiviado que extravasou em diferentes pontos dos taludes e pelos drenos de gases existentes. Estes movimentos excessivos foram identificados em inclinações das tubulações dos drenos e um processo erosivo intenso dos solos de cobertura. Portanto esse trabalho tem como objetivo realizar a análise de fluxo e estabilidade de taludes, por meio de um estudo sistemático de determinação de parâmetros geotécnicos adequados ao Aterro Sanitário de Brasília, através da aplicação de métodos de discretização por elementos finitos, considerando as etapas de deposição dos resíduos. As análises de fluxo de água e estabilidade do talude foram realizadas utilizando-se os softwares da GeoSlope: Seep/w, Sigma/w e Slope/w. As análises foram feitas de forma acoplada, utilizando-se dados de fluxo e tensões para as análises de estabilidade. As análises de estabilidade foram realizadas a cada etapa construtiva com base nas variações de tensões obtidas pelo método dos elementos finitos usando o software Sigma/w. Mediante isso, observou-se, na Etapa 1, que quando não se leva em consideração a existência de poro-pressão o FS obtido é de 1,7, ou seja, manteve-se acima do estabelecido por norma. Porém quando se introduz as poropressões, interpretadas com base em dados e observações e distribuídas de modo semelhante ao detectado pela investigação de eletroresistividade, encontra-se o fator de segurança que representa o deslocamento observado. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54340 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Engenharia Civil |
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