Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54308

Comparte esta pagina

Título : Tradução, adaptação cultural e associação da ferramenta nutriscore com a perda de peso e tempo de internação hospitalar de pacientes oncológicos
Autor : ALMEIDA, Hákylla Rayanne Mota de
Palabras clave : Câncer; Desnutrição; Triagem; Hospitalização
Fecha de publicación : 14-sep-2023
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : ALMEIDA, Hákylla Rayanne Mota de. Tradução, adaptação cultural e associação da ferramenta nutriscore com a perda de peso e tempo de internação hospitalar de pacientes oncológicos. 2023. Tese (Doutorado em Nutrição) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Resumen : A desnutrição no paciente oncológico é bastante comum e pode causar diversos prejuízos, como redução da tolerância às medidas terapêuticas e aumento da permanência hospitalar. Logo, é essencial identificar os pacientes em risco nutricional visando minimizar estes agravos. A triagem NUTRISCORE apresenta boa associação com a triagem ASG-PPP, considerada padrão-ouro nos pacientes portadores de câncer e nenhum estudo avaliou seu valor preditor em relação à perda de peso e tempo de permanência hospitalar no Brasil. Assim, o presente estudo objetiva analisar a ferramenta NUTRISCORE, traduzida e adaptada à população brasileira, como uma triagem preditora de maior tempo de internação, bem como da maior perda de peso hospitalar. Primeiramente, a ferramenta NUTRISCORE foi traduzida e adaptada à população brasileira e posteriormente aplicada em pacientes de ambos os sexos, acima de 20 anos, internados no Hospital de Câncer de Pernambuco. Os pacientes foram triados e classificados em “com risco” ou “sem risco” nutricional, o peso de todos foi aferido no momento da admissão e alta hospitalar e foram acompanhados ao longo do internamento para avaliar sua perda de peso e seu tempo de internação hospitalar. Participaram do estudo 101 pacientes, com maior prevalência de adultos e do sexo masculino. A NUTRISCORE mostrou que os pacientes “em risco nutricional” apresentaram maior risco de maior perda de peso (p=0,001) e maior tempo de internação hospitalar (p= 0,007). A NUTRISCORE se mostrou uma boa preditora de maior tempo de internação hospitalar e maior perda de peso dentre os pacientes internados.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54308
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Nutrição

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TESE Hákylla Rayanne Mota de Almeida.pdf1,22 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons