Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54307

Compartilhe esta página

Título: O fracasso de Telêmaco : perspectivas do patriarcado no romance latino-americano a partir de Pedro Páramo
Autor(es): MELO, Wellington José de
Palavras-chave: Romance latino-americano; Patriarcado; Tematologia; Telemaquia; Nóstos
Data do documento: 31-Ago-2023
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: MELO, Wellington José de. O fracasso de Telêmaco: perspectivas do patriarcado no romance latino-americano a partir de Pedro Páramo. 2023. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Esta tese tem como objetivo principal analisar, partindo do romance Pedro Páramo (1955), perspectivas do pensamento patriarcal por meio de uma série de temas, motivos e topoi que encontram eco nos romances Grande sertão: veredas (1956), Lavoura arcaica (1975), La hora azul (2005), Galileia (2008), Demasiados héroes (2009) e Azul corvo (2014). Nestas obras, os narradores ou protagonistas se veem sob a sombra do paradigma do patriarcado e sofrem suas consequências, podendo ou não superá-las. Para a definição de patriarcado adotada nesta tese, levamos em conta principalmente os trabalhos de Lerner (2019), Beauvoir (1970), Delphy (2009) e Plastino (2016; 2017). Foram igualmente importantes para esta análise e para o desenvolvimento dos conceitos introduzidos as contribuições de Bakhtin (2018; 2019), González Boixo (1984; 2018), Eagleton (2003) e Pinto (1990). Por meio de uma abordagem crítico-comparatista, de cunho eclético, priorizou-se a identificação de constantes e variações dos temas, motivos e topoi inicialmente observados, quais sejam, a telemaquia, o nóstos, a demanda do fantasma e o cronotopo da casa. A partir da análise crítica, foram introduzidos também novos conceitos para dar conta das variáveis apresentadas, quais sejam, o arquétipo do minotauro e os cronotopos Comala e Ruinamérica. Para nos aproximarmos destes aspectos tematológicos, usamos, primeiramente, o personagem-tema Telêmaco como fio condutor e elemento temático guia. Ele representa, originalmente, o filho em busca do pai e que retorna para casa para integrar-se à violência do mundo patriarcal. Em nossa análise, os duplos latino- americanos de Telêmaco tornaram-se o protótipo de um novo arquétipo a partir de Juan Preciado, que deveria romper a axiologia pai-filho no processo de busca para libertar-se do paradigma patriarcal, no que não é bem-sucedido. A esse esquema conceitual, demos o nome de “complexo de Telêmaco”. Nos romances analisados, percebeu-se, também, que a jornada de Juan Preciado é basilar, ao estabelecer um contraste com o tema original de Telêmaco, do qual se afasta, pois seu retorno à casa não implica na integração ao patriarcado. Ao mesmo tempo, identificamos que os romances subsequentes apresentam atualizações ricas do arquétipo do ponto de vista das constantes comparatistas encontradas. Ao analisar o elemento trágico em parte dos romances, identificamos que se davam em ambientes ficcionais fechados, míticos e circulares, o que conceituamos como cronotopo-Comala. Adicionalmente, o cronotopo da casa mostrou-se um signo ambivalente, espaço de manutenção do status quo para o patriarca, locus horrendus para o filho, e eventualmente está atravessado pelo motivo da ruína. Ao mesmo tempo, a assunção da precariedade, das contradições e da fragmentação das relações dessas personagens latino-americanas foi identificada como uma constante que chamamos de cronotopo Ruinamérica. Por fim, identificamos, no cotejo dos duplos telemaicos, uma possível tipologia de suas diversas variações nas obras analisadas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54307
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Estudos Literários

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Wellington José de Melo.pdf1,48 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons