Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54307

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorANDRADE, Brenda Carlos de-
dc.contributor.authorMELO, Wellington José de-
dc.date.accessioned2023-12-21T17:18:57Z-
dc.date.available2023-12-21T17:18:57Z-
dc.date.issued2023-08-31-
dc.identifier.citationMELO, Wellington José de. O fracasso de Telêmaco: perspectivas do patriarcado no romance latino-americano a partir de Pedro Páramo. 2023. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54307-
dc.description.abstractEsta tese tem como objetivo principal analisar, partindo do romance Pedro Páramo (1955), perspectivas do pensamento patriarcal por meio de uma série de temas, motivos e topoi que encontram eco nos romances Grande sertão: veredas (1956), Lavoura arcaica (1975), La hora azul (2005), Galileia (2008), Demasiados héroes (2009) e Azul corvo (2014). Nestas obras, os narradores ou protagonistas se veem sob a sombra do paradigma do patriarcado e sofrem suas consequências, podendo ou não superá-las. Para a definição de patriarcado adotada nesta tese, levamos em conta principalmente os trabalhos de Lerner (2019), Beauvoir (1970), Delphy (2009) e Plastino (2016; 2017). Foram igualmente importantes para esta análise e para o desenvolvimento dos conceitos introduzidos as contribuições de Bakhtin (2018; 2019), González Boixo (1984; 2018), Eagleton (2003) e Pinto (1990). Por meio de uma abordagem crítico-comparatista, de cunho eclético, priorizou-se a identificação de constantes e variações dos temas, motivos e topoi inicialmente observados, quais sejam, a telemaquia, o nóstos, a demanda do fantasma e o cronotopo da casa. A partir da análise crítica, foram introduzidos também novos conceitos para dar conta das variáveis apresentadas, quais sejam, o arquétipo do minotauro e os cronotopos Comala e Ruinamérica. Para nos aproximarmos destes aspectos tematológicos, usamos, primeiramente, o personagem-tema Telêmaco como fio condutor e elemento temático guia. Ele representa, originalmente, o filho em busca do pai e que retorna para casa para integrar-se à violência do mundo patriarcal. Em nossa análise, os duplos latino- americanos de Telêmaco tornaram-se o protótipo de um novo arquétipo a partir de Juan Preciado, que deveria romper a axiologia pai-filho no processo de busca para libertar-se do paradigma patriarcal, no que não é bem-sucedido. A esse esquema conceitual, demos o nome de “complexo de Telêmaco”. Nos romances analisados, percebeu-se, também, que a jornada de Juan Preciado é basilar, ao estabelecer um contraste com o tema original de Telêmaco, do qual se afasta, pois seu retorno à casa não implica na integração ao patriarcado. Ao mesmo tempo, identificamos que os romances subsequentes apresentam atualizações ricas do arquétipo do ponto de vista das constantes comparatistas encontradas. Ao analisar o elemento trágico em parte dos romances, identificamos que se davam em ambientes ficcionais fechados, míticos e circulares, o que conceituamos como cronotopo-Comala. Adicionalmente, o cronotopo da casa mostrou-se um signo ambivalente, espaço de manutenção do status quo para o patriarca, locus horrendus para o filho, e eventualmente está atravessado pelo motivo da ruína. Ao mesmo tempo, a assunção da precariedade, das contradições e da fragmentação das relações dessas personagens latino-americanas foi identificada como uma constante que chamamos de cronotopo Ruinamérica. Por fim, identificamos, no cotejo dos duplos telemaicos, uma possível tipologia de suas diversas variações nas obras analisadas.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectRomance latino-americanopt_BR
dc.subjectPatriarcadopt_BR
dc.subjectTematologiapt_BR
dc.subjectTelemaquiapt_BR
dc.subjectNóstospt_BR
dc.titleO fracasso de Telêmaco : perspectivas do patriarcado no romance latino-americano a partir de Pedro Páramopt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7272771270869553pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3020775163633086pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Letraspt_BR
dc.description.abstractxEl principal objetivo de esta tesis es analizar, a partir de la novela Pedro Páramo (1955), perspectivas del pensamiento patriarcal por medio de una serie de temas, motivos y topoi que encuentran eco en las novelas Grande sertão: veredas (1956), Lavoura arcaica (1975), La hora azul (2005), Galileia (2008), Demasiados héroes (2009) y Azul corvo (2014). En estas obras, los narradores o protagonistas se encuentran bajo la sombra del paradigma patriarcal y sufren sus consecuencias, puedan o no superarlas. Para la definición de patriarcado adoptada en esta tesis, tomamos en cuenta principalmente los trabajos de Lerner (2019), Beauvoir (1970), Delphy (2009) y Plastino (2016; 2017). Los aportes de Bakhtin (2018; 2019), González Boixo (1984; 2018), Eagleton (2003) y Pinto (1990) fueron igualmente importantes para este análisis y para el desarrollo de los conceptos introducidos. A través de un enfoque crítico-comparatista, de corte ecléctico, se dio prioridad a identificar constantes y variaciones de los temas, motivos y topoi inicialmente observados, a saber, la telemaquia, el nostos, la demanda del fantasma y el cronotopo de la casa. A partir del análisis crítico también se introdujeron nuevos conceptos para dar cuenta de las variables presentadas, a saber, el arquetipo del minotauro y los cronotopos de Comala y Ruinamérica. Para acercarnos a estos aspectos temáticos, utilizamos primero el personaje Telémaco como hilo conductor y elemento guía temático. Representa originalmente al hijo que busca a su padre y que regresa a casa para integrarse en la violencia del mundo patriarcal. En nuestro análisis, los dobles latinoamericanos de Telémaco se convirtieron en el prototipo de un nuevo arquetipo basado en Juan Preciado, quien debería romper la axiología padre-hijo en el proceso de buscar liberarse del paradigma patriarcal, lo cual no tiene éxito. A este esquema conceptual lo llamamos “complejo de Telémaco”. En las novelas analizadas también se advirtió que el viaje de Juan Preciado es fundamental, pues establece un contraste con el tema original de Telémaco, del que se aleja, pues su regreso a casa no implica una integración al patriarcado. Al mismo tiempo, identificamos que las novelas posteriores presentan ricas actualizaciones del arquetipo desde el punto de vista de las constantes comparativas encontradas. Al analizar el elemento trágico en parte de las novelas, identificamos que éstas se desarrollan en ambientes ficticios cerrados, míticos y circulares, que conceptualizamos como Comala-cronótopo. Además, el cronotopo de la casa resulta ser un signo ambivalente, un espacio de mantenimiento del status quo para el patriarca, locus horrendus para el hijo, y eventualmente es atravesado por el motivo de la ruina. Al mismo tiempo, se identificó el supuesto de precariedad, contradicciones y fragmentación de las relaciones de estos personajes latinoamericanos como una constante que llamamos cronotopo de Ruinamérica. Finalmente, identificamos, en la comparación de dobles telemaicos, una posible tipología de sus diferentes variaciones en las obras analizadas.pt_BR
dc.description.abstractxThe main objective of this thesis is to analyze, based on the novel Pedro Páramo (1955), perspectives of patriarchal thought through a series of themes, motifs and topoi that find echo in the novels Grande sertão: veredas (1956), Lavoura arcaica (1975), La hora azul (2005), Galileia (2008), Demasiados héroes (2009) and Azul corvo (2014). In these works, the narrators or protagonists find themselves under the shadow of the patriarchal paradigm and suffer its consequences, whether or not they can overcome them. For the definition of patriarchy adopted in this thesis, we mainly take into account the works of Lerner (2019), Beauvoir (1970), Delphy (2009) and Plastino (2016; 2017). The contributions of Bakhtin (2018; 2019), González Boixo (1984; 2018), Eagleton (2003) and Pinto (1990) were equally important for this analysis and for the development of the concepts introduced. Through a critical-comparatist approach, of an eclectic nature, priority was given to identifying constants and variations of the themes, motifs and topoi initially observed, namely, telemachy, nostos, the demand of the ghost and the chronotope of the house. From the critical analysis, new concepts were also introduced to account for the variables presented, namely, the archetype of the minotaur and the chronotopes of Comala and Ruinamerica. To approach these thematic aspects, we first use the thematic character Telemachus as a common thread and thematic guiding element. It originally represents the son who searches for his father and who returns home to integrate into the violence of the patriarchal world. In our analysis, the Latin American doubles of Telemachus became the prototype of a new archetype based on Juan Preciado, who should break the father- son axiology in the process of seeking to free himself from the patriarchal paradigm, which is not successful. We call this conceptual scheme the “Telemachus complex.” In the novels analyzed it was also noted that Juan Preciado's trip is fundamental, since it establishes a contrast with the original theme of Telemachus, from which he distances himself, since his return home does not imply an integration into the patriarchy. At the same time, we identify that the later novels present rich updates of the archetype from the point of view of the comparative constants found. By analyzing the tragic element in part of the novels, we identify that they develop in closed, mythical and circular fictional environments, which we conceptualize as Comala- chronotope. Furthermore, the chronotope of the house turns out to be an ambivalent sign, a space of maintenance of the status quo for the patriarch, locus horrendus for the son, and is eventually crossed by the motif of ruin. At the same time, the assumption of precariousness, contradictions and fragmentation of the relationships of these Latin American characters was identified as a constant that we call the chronotope of Ruinamerica. Finally, we identify, in the comparison of telemaic doubles, a possible typology of its different variations in the analyzed works.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Estudos Literários

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Wellington José de Melo.pdf1,48 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons