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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54268
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Título : | O jogo digital Radio Lab como mediador no processo de aprendizagem de conceitos de radioatividade : um estudo a partir da imaginação |
Autor : | SILVA, José Tatiano da |
Palabras clave : | Jogos educativos; Tecnologia educacional; Jogos no ensino de ciências – Pernambuco; Imaginação; Significação (Psicologia); Radioatividade |
Fecha de publicación : | 30-ago-2023 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | SILVA, José Tatiano da. O jogo digital Radio Lab como mediador no processo de aprendizagem de conceitos de radioatividade: um estudo a partir da imaginação. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. |
Resumen : | Os processos imaginativos têm importância central no estabelecimento de nossas relações com o mundo exterior, isso porque considera a imaginação como uma função mental superior primordial que possibilita a elaboração de significados por meio dos signos linguísticos e icônicos, o que vai de encontro com a Psicologia Cultural Semiótica. É com base nesses pressupostos que este estudo teve como o objetivo analisar o processo de construção de significados do conteúdo de Radioatividade por meio da mediação do jogo digital Radio Lab a partir do papel da imaginação. Na metodologia, utilizou-se uma abordagem qualitativa de natureza aplicada. Assim, os procedimentos estão voltados para análises de estudo de caso, que é um método específico de pesquisa de campo. Quanto aos participantes, a pesquisa foi direcionada para um grupo de 10 estudantes matriculados no 2° ano do Ensino Médio da escola pública da rede estadual de Pernambuco. Para a coleta de dados, os estudantes participaram de uma oficina sobre a temática Radioatividade, a qual se constituiu por um questionário prévio, uma aula expositiva dialogada, pela aplicação do jogo digital Radio Lab e por conseguinte um seminário. Os registros foram por meio de áudio, vídeo e fotografias durante toda oficina. A análise de dados ocorreu a partir de um processo dinâmico de classificação dos signos icônicos e simbólicos, presentes no jogo digital Radio Lab que podem mediar o processo de aprendizagem. Nos resultados, as concepções prévias dos estudantes foram insuficientes em sua maioria para representar o conceito de radioatividade, visto que boa parte das definições distanciaram quando comparadas com a literatura. Entretanto, a maioria dos questionamentos que demandava visão geral sobre a temática radioatividade, como aspectos históricos, culturais e econômicos, as respostas apresentaram suficiência. Os signos presentes no jogo foram classificados em icônicos e simbólicos, segundo Peirce, havendo uma predominância de representações por meio do signo do tipo símbolo. A aula expositiva contribuiu para uma melhor compreensão dos conceitos concernentes à radioatividade, promovendo uma aproximação com os elementos culturais do jogo. Assim, foi possível potencializar e ampliar as aprendizagens por meio de da construção de novos conhecimentos. Portanto, os resultados mostram que as experiências, as concepções prévias foram de suma importância no processo de construção de significados, principalmente quando se confronta com novas informações, gerando assim, as aprendizagens e uma mudança de perfil conceitual nos estudantes. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54268 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática |
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