Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54208
Share on
Title: | O piso salarial profissional nacional dos professores da educação básica pública: desafios atuais e perspectivas |
Authors: | ALVES, Charles Alberto de Souza PIMENTEL, Adriana Marinho |
Keywords: | piso salarial profissional nacional; remuneração docente; financiamento da educação básica; valorização profissional |
Issue Date: | 2015 |
Citation: | ALVES, Charles Alberto de Souza; PIMENTEL, Adriana Marinho. O piso salarial profissional nacional dos professores da educação básica pública: desafios atuais e perspectivas. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA EM FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO - FINEDUCA, 3., 2015, Gramado. Anais [...]. Gramado: Fineduca, 2015. p. 1111-1129. |
Abstract: | O artigo analisa os desafios atuais e as perspectivas da Lei Número 11.738/2008, que instituiu o Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN) como política pública voltada para a valorização dos profissionais do magistério público da educação básica. Os dados revelam que o Brasil ao longo de sua história enfrenta dificuldades para implementar políticas públicas, acompanhadas dos aportes financeiros necessários, para melhorar a remuneração dos profissionais do magistério público. Devido a isso têm ocorrido diversas implicações sobre a situação profissional dos professores e da qualidade da educação pública. Assim, a política de valorização profissional por meio de piso salarial tem se desenvolvido em um contexto de recursos financeiros insuficientes que tem rebatimentos no descumprimento da referida lei pelos gestores estaduais e municipais. |
Description: | Todas as notas de rodapé se encontram no final do documento |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54208 |
Appears in Collections: | Artigo - Ciências Humanas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ALVES. O piso salarial profissional. p. 1111-1129.pdf Restricted Access | 494,85 kB | Adobe PDF | View/Open Item embargoed |
This item is protected by original copyright |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.