Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54186

Compartilhe esta página

Título: Qualidade da informação: análise da prestação de contas do auxílio indenizatório da assistência à saúde suplementar na Universidade Federal Rural de Pernambuco
Autor(es): COELHO, Maria Lêda da Silva
Palavras-chave: Qualidade da informação; Prestação de contas; Saúde suplementar
Data do documento: 29-Nov-2023
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: COELHO, Maria Lêda da Silva. Qualidade da informação: análise da prestação de contas do auxílio indenizatório da assistência à saúde suplementar na Universidade Federal Rural de Pernambuco. 2023. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Este trabalho tem como objetivo geral analisar os possíveis aspectos que caracterizam problemas de qualidade da informação e que justifiquem a crescente demanda de reposição ao erário referente ao auxílio saúde na UFRPE. Mais especificamente, os objetivos são: a) identificar os casos que apresentam alguma característica que os qualificam com algum problema de qualidade da informação; b) classificar os problemas nas categorias e nos critérios de um framework de qualidade da informação; c) justificar como cada critério manifesta a falta de qualidade nas informações requeridas na tramitação do processo de prestação de contas do auxílio saúde. Pesquisa de natureza aplicada, quanto aos seus objetivos é descritiva e exploratória. No que concerne aos procedimentos é uma pesquisa documental e na sua forma de avaliação é qualitativa. Para o levantamento dos dados, utilizou-se da análise documental e da entrevista junto aos colaboradores envolvidos no processo. Para fins de análise da qualidade da informação, adotou-se as categorias e critérios de qualidade propostos no framework de Wang e Strong (1996). Como resultados foram detalhadas todas as atividades do processo de prestação de contas e de reposição ao erário do auxílio saúde, além da catalogação de 51 casos que demandaram reposição ao erário referentes aos anos de 2020 e 2021. Esses resultados possibilitaram a compreensão de todas as etapas dos processos e das informações que tramitam entre elas, assim como forneceram subsídios para a análise da qualidade das informações requeridas no processo de prestação de contas do auxílio saúde. De forma conclusiva, nos 51 casos analisados, esta pesquisa constatou problemas de qualidade de informação apenas em nove casos: a) categoria qualidade de acessibilidade, critério acessibilidade; b) categoria qualidade intrínseca, critérios credibilidade, acurácia, objetividade e reputação; c) categoria qualidade contextual, critério relevância. Também foi constatado que dos nove casos que apresentaram problemas de qualidade, em quatro deles, os problemas estavam vinculados diretamente às fragilidades no controle interno.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54186
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Maria Lêda da Silva Coelho.pdf2,46 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons